Connect with us

Florada dos Ipês Amarelos começa a colorir o cenário de Petrópolis

Cidade

Florada dos Ipês Amarelos começa a colorir o cenário de Petrópolis

Cidade ganha um charme a mais com árvores que já foram consideradas símbolo do Brasil

Após o espetáculo das cerejeiras, os ipês começaram a florescer colorindo a cidade de amarelo. É no fim do inverno, no período mais seco do ano, que as flores desabrocham. Dando um charme a mais para os pontos turísticos da cidade, os ipês atraem a atenção de moradores e turistas. 

Foto: Arquivo Pessoal @vinicios_pxls

“O ipê amarelo floresce em todas as regiões do Brasil, entre junho e setembro, e em Petrópolis podemos observar maior número a cada ano, pois a árvore é muito polinizada, o que contribui muito para um ecossistema positivo”, diz Pattricia Assis, paisagista e gestora ambiental.

Pattricia explica que além dos ipês amarelos, que vemos com mais frequência, existem os roxos, rosas e brancos. Porém esses já demoram um pouco mais a florir, devido a espera da idade adulta. Já o amarelo possui uma florada enquanto ainda jovem.

Foto: Arquivo Pessoal @ana.sky.walking

Segundo a paisagista, as árvores já foram consideradas símbolo do Brasil, além do Pau-Brasil, porque florescem sempre neste período, próximo ao dia sete de setembro, data em que é comemorada a Independência do país.

Patrícia afirma que as árvores podem atingir até 30 metros de altura e possuem tronco cascudo e resistente.

“A árvore é de porte médio, por isso muito utilizada no paisagismo urbano, pois não danificam calçadas ou asfalto. Os ipês possuem madeira muito resistente e considerada nobre”, diz.

Curiosidades sobre a planta

A planta apresenta diversas curiosidades, a começar pelo nome que é originário da língua tupi e significa casca dura, tanto que os índios utilizavam a madeira das árvores para fazer arcos de caça e de defesa.

O ipê amarelo já foi alvo de um decreto presidencial em 1961, quando Jânio Quadros, declarou que a espécie estaria imune ao corte, como forma de preservar a árvore símbolo do Brasil.

Alguns pontos onde é possível ver os ipês amarelos floridos

  • Rua do Imperador
  • Entorno da Praça da Liberdade
  • Rua Alfredo Pachá (Rua da Bohemia)
  • Rua São Pedro de Alcântara (atrás da Catedral)
  • Av. Tiradentes (em frente à Catedral)
  • Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia)
  • Barão do Rio Branco
  • Praça da Mosela

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir