Connect with us

Jovem petropolitana realiza sonho e inicia estudos na UFRJ

Cidade

Jovem petropolitana realiza sonho e inicia estudos na UFRJ

Milene, de 18 anos, conquistou uma vaga para o curso de Química na Universidade e continua rifando um par de ingressos para o Rock The Mountain e um ensaio fotográfico para custear os gastos com a moradia, no Rio de Janeiro

Ingressar na universidade era o sonho da estudante Milene. E ela conseguiu. A primeira aula da jovem petropolitana no curso de Química, da UFRJ, ocorreu no dia 14 de agosto, sete dias após ela se mudar para o Rio de Janeiro. “Minha primeira aula foi de Cálculo Diferencial e Integral I’’, conta.

Fotos: arquivo pessoal

Para começar a estudar e mudar-se da cidade, Milene teve a ajuda de algumas pessoas. Entre eles, a doação de um par de ingressos para o Rock The Mountain  e um ensaio fotográfico que estão sendo rifados.

O par de entradas para o festival foi doado para Milene por meio de uma parceria entre o festival e o Sustenta Elas, iniciativa do Projeto Todos Juntos Ninguém Sozinho (TJNS). Cada número custa R$ 10 e o sorteio será realizado no dia 31 de outubro. Mais informações no Instagram @institutotjns.

“Dos 100 números do ensaio fotográfico, vendemos 49. Do RTM, que é maior, dos 10 mil números vendemos apenas 34. Está um pouco parado, porque não está tendo tanto compartilhamento quanto antes”, lamenta Milene.

Foto: Divulgação

Ajuda

Apesar dos poucos números vendidos nas rifas, Milene conta que o valor arrecado ajudou a pagar a metade do aluguel do quarto em que mora, compartilhado com outras  pessoas. “Para completar tive a ajuda da minha mãe, da minha sogra e de uma professora minha do ensino fundamental. Também tinha uma quantia que vinha juntando. Não chegou a pagar o aluguel todo, mas foi uma ajuda muito boa. Dia 10 já tenho que pagar novamente. Meu pai esta desempregado, mas conseguiu me mandar R$ 100, que eu comprei o material para estudar “.  

Desafios

Longe da cidade em que sempre viveu, a jovem diz que é um desafio a adaptação em outra cidade. “Moro na Ilha do Governador. Estou me adaptando. Está sendo tudo muito diferente tanto na faculdade quanto na cidade. A universidade é muito grande. Sai de Petrópolis, que para mim é uma cidade bem tranquila em relação a segurança, e o Rio é bem movimentado, tenho que ficar ligada em tudo”.

Luta

Mesmo com tantas adversidades, Milene deseja conquistar ainda mais. “Estou procurando um emprego. Ainda não consegui um auxílio da faculdade. Tem os alojamentos que já me ajudaria bastante, mas é muita gente e demora, não é de um dia para o outro. É caro se manter em outra cidade. Mas não posso e nem vou desistir dos meus estudos. Não adianta só sonhar, ainda mais na realidade de onde eu venho e, por isso, continuo lutando. Infelizmente a sociedade ainda tem muito preconceito com pessoas da minha cor e com as mulheres na ciência, então sei que vai ser uma batalha constante”, finaliza.

Quem desejar ajudar a petropolitana também para além da rifa, pode entrar em contato pelo Instagram @enel1m.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir