Connect with us

Banda Frei Aniceto se apresentará no desfile de Sete de Setembro em Petrópolis

Agenda

Banda Frei Aniceto se apresentará no desfile de Sete de Setembro em Petrópolis

Grupo estará com novos uniformes e repertório

A tradicional Banda Marcial Frei Aniceto, da Escola São Judas Tadeu, participará do desfile cívico de Sete de Setembro em Petrópolis, na Rua do Imperador, e promete surpreender o público. As novidades são muitas, entre elas, um novo uniforme e mudanças no repertório, de acordo com o padrão de qualidade do Grupo Dó Ré Mi, que assumiu a direção artística da banda ano passado e, recentemente, foi incorporado pela Escola de Música Cristo Redentor.

Foto: Divulgação

São 42 componentes, sendo 38 entre alunos e ex-alunos da São Judas, e mais quatro convidados especialmente para este desfile. A atual qualificação de seus músicos oferece uma formação sólida, com aulas individuais de instrumentos e classes de teoria musical, além da prática e da vivência que agrega valores de disciplina, concentração, noções de respeito ao próximo e todo o aprendizado que envolve o trabalho em grupo.

Evolução

O comandante e regente da banda, Bernardo Klippel, vive essa experiência há 13 anos na Frei Aniceto. “A música nos propicia um desenvolvimento cognitivo, tanto que minha concentração melhorou. Sendo uma atividade coletiva, aprendi a lidar com pessoas de personalidades diversas, conheci o espírito de equipe e trago isso para a minha vida pessoal. Cresci aqui, evolui junto, me tornei chefe de naipe e a liderança foi aflorando até me tornar regente e comandante”.

Além da experiência da prática em banda marcial, Bernardo é graduado em Música, pós graduado em regência, e participa de outros grupos musicais da cidade como trombonista, além de tocar bombardino e tuba.

“Temos a satisfação de possibilitar esse grande processo de qualificação da banda, que há 20 anos atua com muita fibra e paixão de toda a comunidade. Agora estamos trabalhando com a estrutura que o grupo merece”– festeja o maestro Leonardo Randolfo, diretor Artístico. Segundo ele, o novo uniforme vem com maior elegância ainda, nas cores vermelha e branca com detalhes em dourado, coroando assim o investimento feito na Frei Aniceto.

Dó Ré Mi

Sob a direção Geral de Samea Ázara, gestora da São Judas Tadeu, em 2022, a banda iniciou uma nova fase, quando passou a fazer parte do Dó Ré Mi, com a criação do Programa de Educação Musical implantado pelo grupo. Trata-se de um projeto de formação musical de excelência, que beneficia os alunos com aulas de teoria musical, solfejo, ritmo, percepção e ordem unida, além de instrumentos como trompete, trombone, bombardino, trompa, tuba e percussão.

A banda

Fundada em 2002, pela então diretora Mônica Chung, a Banda Marcial Frei Aniceto completou 20 anos no ano passado. Em seu currículo constam apresentações em eventos diversos, solenidades públicas e privadas, notadamente nos desfiles de Sete de Setembro. Seu nome foi escolhido em homenagem ao fundador da Escola S. Judas Tadeu, o educador e frade franciscano Frei Aniceto Kroker.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir