Connect with us

Alimentação saudável na atualidade: nutricionista fala sobre desafios e orientações

Bem-estar

Alimentação saudável na atualidade: nutricionista fala sobre desafios e orientações

Um acompanhamento profissional pode ser essencial na prevenção e no tratamento de doenças, aponta a especialista Marcella Menezes

Sabemos que uma alimentação equilibrada é fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. No Dia do Nutricionista, comemorado nesta quinta-feira (31), conversamos com a especialista Marcella Menezes para tirar dúvidas sobre bons hábitos em nossa rotina.

Segundo a nutricionista, não é de uma hora para outra que se insere uma alimentação saudável e existe um processo para a reeducação.

Fotos: arquivo pessoal/ reprodução internet

“O que eu sempre indico é começar aos poucos. Adicione proteínas em todas as refeições para auxiliar na saciedade, como ovos, queijos, carnes em geral (de preferência as de corte magro), leite, entre outros. São ótimas opções para encaixar no café da manhã, por exemplo. Não se trata apenas de comer bem, mas de otimizar a saúde e o bem-estar por meio de escolhas conscientes e fundamentadas,” explica.

Planejamento alimentar

A especialista explica que é necessário um bom fracionamento das refeições para iniciar um plano alimentar e começar com pequenos passos que já fazem parte da nossa rotina, como beber mais água. ”Ter um plano alimentar para a semana ajuda a evitar decisões impulsivas e escolhas menos saudáveis”.

“A principal importância do planejamento alimentar é manter uma maior qualidade de vida, prevenção de doenças, garantindo uma dieta equilibrada e saudável, pensando em todos nutrientes e o consumo calórico adequado para um bom funcionamento do organismo. Além disso, ajuda no controle de peso tanto para prevenção e tratamento de doenças como para fins estéticos,” ressalta.

Foto: arquivo pessoal

Atualmente, os alimentos ultraprocessados são amplamente acessíveis e muitas vezes mais baratos, o que pode dificultar a escolha por opções saudáveis dentro do planejamento.

“Esses alimentos normalmente possuem alto teor de açúcares adicionados, gorduras, sódio, conservantes e aditivos para trazerem cada vez mais sabor e desejo pelo público. Apesar de super atrativos e com um super sabor, o seu alto consumo está associado ao aumento de peso e desenvolvimento de doenças crônicas. É importante diminuir o consumo e priorizar alimentos naturais”, comenta a nutricionista.

Equilíbrio na alimentação

Em uma busca incessante por uma alimentação saudável, muitas vezes caímos em armadilhas extremas: a tentação de cortar completamente certos alimentos ou grupos alimentares em nome da saúde.

“A abordagem ideal é adotar uma dieta balanceada, incluindo uma variedade de alimentos nutritivos e permitindo que eventualmente você mate aquela vontade de comer doce ou aquela pizza que você tanto ama. Quando fica claro que não precisa ser radical, você promove uma relação mais saudável com a comida e percebe o quanto fazer dieta pode ser prazeroso,” diz Marcella.

Fotos: reprodução internet

Além da alimentação

A busca por um estilo de vida saudável vai muito além da simples escolha de alimentos. Marcella destaca que ter uma vida saudável envolve diversos hábitos positivos que impactam na saúde e que, muitas vezes, deixamos de lado por conta da correria do dia a dia.

“Dois pilares essenciais são o sono e a hidratação. O sono de qualidade desempenha um papel fundamental na recuperação do corpo e da mente, fortalecendo o sistema imunológico, regulação do humor, entre outros. Da mesma forma, a hidratação é fundamental para diversos processos fisiológicos do nosso corpo. Beber água é muito mais que satisfazer a sede, ela desempenha uma variedade de funções vitais,” explica a nutricionista.

Acompanhamento profissional

Em um cenário onde informações sobre nutrição estão amplamente disponíveis, muitas pessoas podem ser tentadas a tomar decisões sobre sua dieta por conta própria. De acordo com a nutricionista, a importância de contar com um acompanhamento profissional na rotina alimentar não pode ser subestimada.

“Além do nutricionista ser o único profissional habilitado para prescrição de dieta, ele vai te auxiliar a realizar as melhores escolhas possíveis de forma individualizada. Cada corpo e organismo funciona de um jeito. O profissional estuda e conhece suas dificuldades em relação ao alimento e te ajuda a traçar a melhor estratégia para o seu objetivo,” completa Marcella Menezes.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir