Connect with us

Marca petropolitana usa técnica upcycling para criar peças únicas

Cidade

#PequenosEmpreededores

Marca petropolitana usa técnica upcycling para criar peças únicas

Na sexta reportagem da série “Pequenos Empreendedores” conheça a Rosa Flora, empreendedorismo voltado para a moda responsável e descomplicada

A indústria da moda é a segunda mais poluidora do mundo, segundo levantamento da Global Fashion Agenda. E movidos pela vontade de transformação, Kevin Simão Abrunhosa, de 31 anos, e Wellington Carvalho Duque, de 34, decidiram dar vida a marca petropolitana Rosa Flora.

Fotos: Erick Simão

Criado há 3 anos, o empreendedorismo é voltado para a moda responsável e descomplicada. Nos últimos anos, 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram descartados. E a projeção é de um aumento de 60%, ou mais de 140 milhões de toneladas nos próximos oito anos.

“Nosso objetivo é, por meio da moda, levar a responsabilidade ambiental, com um novo conceito, preço justo e atendimento personalizado para o público petropolitano’’, diz Kevin. 

Fotos: Erick Simão

Início

A busca por uma renda extra foi o que levou os empreendedores a decidirem pela criação da linha upcycling. “Trabalhávamos no comércio da cidade, mas a vontade de termos a própria marca com um diferencial falava mais alto. Tínhamos muita sobra de tecidos pequenos e não queríamos jogar fora porque eram novos e bons. Daí veio a ideia do upcycling’’.  

Além disso, Kevin e Wellington fizeram uma campanha de arrecadação de peças jeans com defeitos. Pessoas que doaram as peças receberam, como bônus, 20% de desconto nas compras na Rosa Flora. “Pegamos essas peças doadas, descosturamos, lavamos, esterelizamos e fizemos a primeira peça upcycling, que foi muito bem aceita pelos clientes”.

Fotos: Erick Simão

Produção

A produção das peças é feita de forma terceirizada, com profissionais locais que ajudam a colocar  as ideias em prática. São vendedores freelancer, pilotistas, costureiras, modelistas, fotógrafo e entregadores. “Utilizamos mais de 60% dos resíduos na confecção das peças upcycling, além de arrecadarmos tecidos que ainda tem vida útil de uma outra forma”, detalha Kevin. 

Fotos: Erick Simão

Vendas

As vendas das peças da Rosa Flora são feitas online e nas feiras de moda que são realizadas na cidade mensalmente, como a Ecobrechó e Feira4.0. A marca também trabalha com envio para todo o Brasil e entrega grátis para o centro de Petrópolis e bairros próximos. Contatos são feitos pelo Whatsapp (24) 9930 -09143 e pelo instagram @rosa.flora1.  

Fotos: Erick Simão

“A linha Rosa Flora Upcycling é nova e autoral. Atualmente vendemos cerca de 20 a 30 peças no mês e a intenção é ampliar cada vez mais as variedades de modelos upcycling, aumentando as vendas e diminuindo cada vez mais a quantidade do descarte de materiais utilizáveis”, pontua o empreendedor Kevin Simão Abrunhosa.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir