Connect with us

Com mudanças repentinas de temperatura em Petrópolis, especialista alerta para a atenção com a saúde

Saúde

Com mudanças repentinas de temperatura em Petrópolis, especialista alerta para a atenção com a saúde

Temperaturas extremas, seja frio ou calor, causam um desequilíbrio no corpo, tornando o organismo mais vulnerável às doenças

Depois de dias de sol e calor em Petrópolis, a semana começou com temperaturas baixas e chuvas, e assim deve permanecer até sexta-feira. Essa variação no clima tende a gerar uma queda brusca na imunidade, ocasionando, principalmente, doenças respiratórias.

Foto: Marco Oddone

De acordo com o médico infectologista e pediatra, professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), Felipe Moliterno, em casos de temperaturas muito extremas, seja frio ou calor, pode haver um desequilíbrio no ambiente interno do corpo fazendo com que o organismo se torne vulnerável a problemas respiratórios e também cardíacos.

“Resfriado, gripe causada pelo vírus influenza, bronquiolite aguda, principalmente pelo vírus sincicial respiratório, além das infecções bacterianas de vias aéreas, como amigdalite, otite, sinusite e pneumonia são as principais doenças que surgem nesse cenário de queda das temperaturas”.

Segundo Moliterno, esses agentes são adaptados para melhor sobrevivência e disseminação em temperaturas mais baixas. Além disso, o frio torna mais frequente as aglomerações humanas em ambientes fechados, facilitando a transmissão do vírus. 

Para evitar adquirir essas doenças é importante adotar hábitos preventivos. “Procure frequentar ambientes mais abertos, menos aglomerados, higienize bem as mãos com álcool ou lavagem padrão. Pessoas com quadros sintomáticos devem utilizar máscara em ambientes públicos para diminuir a chance de contaminar outras pessoas”, orienta o infectologista.

Para as pessoas que já sofrem de doenças respiratórias, a mudança brusca de temperatura é particularmente perigosa, podendo se agravar.

Além disso, Felipe Moliterno orienta a população a tomar as vacinas recomendadas para cada época do ano e faixa etária ou grupo de risco. “O ciclo vacinal é de grande importância. Além de pacientes com cardiopatias, problemas de imunidade, dentre outras bem especificadas pelo Ministério da Saúde.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir