Connect with us

[Entrevista] Especialista fala sobre como cuidar e aumentar a imunidade no inverno

Saúde

[Entrevista] Especialista fala sobre como cuidar e aumentar a imunidade no inverno

Com hábitos saudáveis e cuidados preventivos, veja as dicas para fortalecer as defesas naturais e enfrentar o inverno com bem-estar

No inverno, principalmente com as baixas temperaturas e as oscilações da região serrana o sistema imunológico pode ficar mais vulnerável, tornando-nos suscetíveis a gripes, resfriados e outras infecções. Para entender melhor como podemos fortalecer nossa imunidade durante essa estação, conversamos com a Dra. Thalita Magrani, especialista em nutrição clinica e em Gastroenterologia.

Acompanhe a entrevista:

Sou Petrópolis: É comum ouvir que as pessoas ficam mais doentes no inverno. Por que isso acontece?

Dra. Thalita Magrani: O frio acaba aumentando condições de sobrevida e transmissão de vírus. A baixa temperatura e o tempo seco favorecem o ressecamento das vias aéreas superiores e respiratórias, danificando a resposta imune que acontece no nariz, logo, nosso organismo se torna mais vulnerável a microorganismos invasores.

Fotos: Dra Thalita Magrani/ Reprodução internet

Sou Petrópolis: Quais são as medidas que podemos adotar para fortalecer nosso sistema imunológico durante o inverno?

Dra. Thalita Magrani: Hidratação, sono e alimentação saudável podem contribuir de forma significativa com nosso sistema imunológico. Para conseguir combater as bactérias que ameaçam nossa saúde, o sistema imune precisa de nutrientes. Por isso, uma dieta nutritiva é uma forma interessante de se fortalecer antes do inverno chegar. Em geral, recomenda-se alimentos ricos em vitaminas A, B, C, D e E, além de minerais como o zinco e o selênio. Manter o intestino saudável também trará benefícios.

Sou Petrópolis: Muitas pessoas suplementam vitamina C no inverno para fortalecer a imunidade. Isso realmente ajuda?

Dra Thalita Magrani: Funciona sim, por diversos motivos. O nosso organismo é pouco eficiente em armazenar vitamina C, logo, o seu consumo deve ser diário, e em quantidades adequadas. Além disso, a vitamina C é um nutriente essencial, nosso organismo não é capaz de produzi-lo.

Fotos: Reprodução internet

Sou Petrópolis: Quais os principais efeitos da vitamina C em nosso corpo?

Dra. Thalita Magrani: A vitamina C vai muito além de ser útil para imunidade, mas funciona também como parte importante na síntese de colágeno, proteção contra os efeitos dos radicais livres e absorção de ferro. De forma geral, se os hábitos alimentares não forem bem adequados, as doses diárias de vitamina C ficarão fora dos valores ideais. Para que de forma natural, seja possível contemplar toda a ingestão de vitamina C no dia, é necessário a ingestão de 5 porções de frutas, verduras e legumes.

Sou Petrópolis: Exercícios físicos também podem influenciar a imunidade?

Dra. Thalita Magrani:  Sim, são diversos estudos que mostram que a prática de atividades físicas mesmo em quantidade e intensidade moderada, é o bastante para fortalecer a nossa imunidade. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos.

Sou Petrópolis: Qual mensagem final você passaria para os leitores cuidarem mais da imunidade neste inverno?

Dra. Thalita: Não temos fórmula mágica. É importantíssimo a implementação de hábitos de vida saudável consumindo frutas, verduras e legumes diariamente, bebendo água e evitando o consumo de ultra processados e fastfoods. Cuide da saúde do seu intestino, mexa seu corpo e durma bem. Caso tenha dificuldade em manter uma rotina saudável, busque ajuda de um profissional.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir