Marca petropolitana usa técnica upcycling para criar peças únicas
Na sexta reportagem da série “Pequenos Empreendedores” conheça a Rosa Flora, empreendedorismo voltado para a moda responsável e descomplicada
A indústria da moda é a segunda mais poluidora do mundo, segundo levantamento da Global Fashion Agenda. E movidos pela vontade de transformação, Kevin Simão Abrunhosa, de 31 anos, e Wellington Carvalho Duque, de 34, decidiram dar vida a marca petropolitana Rosa Flora.
Fotos: Erick Simão
Criado há 3 anos, o empreendedorismo é voltado para a moda responsável e descomplicada. Nos últimos anos, 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram descartados. E a projeção é de um aumento de 60%, ou mais de 140 milhões de toneladas nos próximos oito anos.
“Nosso objetivo é, por meio da moda, levar a responsabilidade ambiental, com um novo conceito, preço justo e atendimento personalizado para o público petropolitano’’, diz Kevin.
Fotos: Erick Simão
Início
A busca por uma renda extra foi o que levou os empreendedores a decidirem pela criação da linha upcycling. “Trabalhávamos no comércio da cidade, mas a vontade de termos a própria marca com um diferencial falava mais alto. Tínhamos muita sobra de tecidos pequenos e não queríamos jogar fora porque eram novos e bons. Daí veio a ideia do upcycling’’.
Além disso, Kevin e Wellington fizeram uma campanha de arrecadação de peças jeans com defeitos. Pessoas que doaram as peças receberam, como bônus, 20% de desconto nas compras na Rosa Flora. “Pegamos essas peças doadas, descosturamos, lavamos, esterelizamos e fizemos a primeira peça upcycling, que foi muito bem aceita pelos clientes”.
Fotos: Erick Simão
Produção
A produção das peças é feita de forma terceirizada, com profissionais locais que ajudam a colocar as ideias em prática. São vendedores freelancer, pilotistas, costureiras, modelistas, fotógrafo e entregadores. “Utilizamos mais de 60% dos resíduos na confecção das peças upcycling, além de arrecadarmos tecidos que ainda tem vida útil de uma outra forma”, detalha Kevin.
Fotos: Erick Simão
Vendas
As vendas das peças da Rosa Flora são feitas online e nas feiras de moda que são realizadas na cidade mensalmente, como a Ecobrechó e Feira4.0. A marca também trabalha com envio para todo o Brasil e entrega grátis para o centro de Petrópolis e bairros próximos. Contatos são feitos pelo Whatsapp (24) 9930 -09143 e pelo instagram @rosa.flora1.
Fotos: Erick Simão
“A linha Rosa Flora Upcycling é nova e autoral. Atualmente vendemos cerca de 20 a 30 peças no mês e a intenção é ampliar cada vez mais as variedades de modelos upcycling, aumentando as vendas e diminuindo cada vez mais a quantidade do descarte de materiais utilizáveis”, pontua o empreendedor Kevin Simão Abrunhosa.
Veja também:
- Conheça a história do Badofe, lanchonete que tem o brioche mais famoso de Petrópolis
- Da mala do carro ao empreendimento de sucesso em Petrópolis, conheça o Bazar Móvel
- De bisavô para neta: família mantém tradição e produz joias há mais de 100 anos em Petrópolis
- Jovem supera limitações de síndrome e cria empresa de doces artesanais em Petrópolis
- Casal de aposentados de Petrópolis decide empreender na terceira idade