Connect with us

Veja 5 influências da colonização japonesa para conhecer e apreciar em Petrópolis

Cultura

Veja 5 influências da colonização japonesa para conhecer e apreciar em Petrópolis

A influência da colonização japonesa é um exemplo da diversidade cultural da cidade

Uma das contribuições culturais mais fascinantes é a influência da colonização japonesa, que deixou marcas duradouras na cidade. Essa influência é evidente em diversas áreas, desde a gastronomia até a arquitetura. Que tal resgatar alguns aspectos trazidos por eles e que, até hoje, podem ser conhecidos e apreciados na cidade?

O evento cultural, Bunka-Sai

o Bunka-Sai transforma o Palácio de Cristal em um reduto japonês. O evento conta com oficinas de mangá, origami, palestras, contação de histórias, artes marciais, música tradicional, com apresentações de taikô, os tambores japoneses, e outras performances, que prometem encantar os espectadores.

Veja também: 7 destaques da programação do Bunka-Sai em Petrópolis

Fotos: arquivo Sou Petrópolis

Museu do Japão

Dentro dos anexos da Pousada Dom Petrópolis, localizada no Centro, uma ligação antiga com o Japão é externada para os petropolitanos: o Museu do Japão. Em 1897, os japoneses instalaram sua Legação em Petrópolis, na Avenida Sete de Abril, número 609, onde fica a Pousada Dom Petrópolis, marcando a primeira representação diplomática japonesa do país. O casarão foi a sede do grupo até 1903.

Veja também[Você sabia?] Petrópolis abriga um Museu do Japão no Centro da cidade

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Museu de motos clássicas japonesas

Resultado de uma paixão que se fortalece com o tempo, a Gallery 275 é uma joia ainda desconhecida por grande parte dos petropolitanos. Com um acervo que ultrapassa a marca de 140 motocicletas, esse espaço localizado na Mosela é um dos maiores museus abertos ao público de motos clássicas japonesas do Brasil.

Veja também: Você sabia que Petrópolis tem um dos maiores museus de motos clássicas japonesas do Brasil?

Fotos: Divulgação

As cerejeiras

As primeiras mudas das cerejeiras foram plantadas em Petrópolis em 1995 para selar a amizade entre Brasil e Japão e, a cada ano, são plantadas novas mudas em diferentes pontos da cidade, que fazem parte do circuito das cerejeiras. Além disso, o clima do município é adequado para a espécie. A maioria delas foi plantada no entorno do Palácio Quitandinha e outras foram levadas para os jardins do Museu Imperial e Palácio Rio Negro.

Veja tambémCircuito das Cerejeiras: mapa virtual mostra onde encontrar e apreciar as flores em Petrópolis

Foto Arquivos Sou Petrópolis

A gastronomia

A cidade conta com diversos restaurantes japoneses que oferecem uma experiência gastronômica única! Restaurantes e bistrôs oferecem pratos que combinam a técnica refinada da culinária japonesa com ingredientes locais.

Veja também: 8 restaurantes de comida japonesa em Petrópolis para entrar no clima do Bunka-Sai

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis

Além desses, com quais outros aspectos relacionados à colonização germânica você costuma se deparar hoje na cidade? Conta pra gente nos comentários =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir