Connect with us

Gratuito: Palácio de Cristal terá encontro de colecionadores de moedas neste fim de semana

Agenda

Gratuito: Palácio de Cristal terá encontro de colecionadores de moedas neste fim de semana

Com entrada gratuita, 1º Encontro de Numismática e Multicolecionismo de Petrópolis contará com moedas, medalhas e outros objetos de coleção em exposição e à venda

O Palácio de Cristal recebe, neste sábado (12) e domingo (13), o 1º Encontro e Numismática e Multicolecionismo de Petrópolis. Na ocasião, moedas, medalhas e outros objetos de coleção estarão em exposição e à venda. O evento tem entrada gratuita e acontecerá das 9h às 18h.

Foto: Divulgação

Organizado pela Rocha Numismática, com apoio da Prefeitura de Petrópolis, a ação contará ainda com um espaço especial em homenagem a Santos Dumont, pelos 150 anos do Pai da Aviação. Os Visitantes também vão poder levar seus itens de coleção para avaliação e, quem sabe, serem comprados pelos colecionadores.

Numismática

Para quem nunca ouviu falar, numismática é o termo utilizado para descrever o estudo das moedas, medalhas e cédula, nome derivado do latim “numisma”, que significa moeda. Uma ciência antiga, mas que segue mais atual do que nunca. Aproximadamente 15 expositores irão expor moedas, cédulas, medalhas, selos e todo tipo de material para armazenar as peças, além de catálogos e outros equipamentos para colecionadores.

“Organizamos este evento depois de inúmeros pedidos de colecionadores de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro. Petrópolis é uma cidade de grande relevância histórica no cenário nacional e não poderia ficar de fora. Nosso objetivo é incentivar a interação entre os colecionadores e promover numismática como ferramenta cultural e de reinterpretação da nossa história”, ressaltou o coordenador da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Numismática, Felipe Rocha.

Foto: Divulgação

Coleção

Na coleção de Felipe, que estará em exposição e disponível para venda e troca, destaque para as moedas do Terceiro Sistema do Império do Brasil. Moedas de prata, cunhadas no Brasil, que circularam entre 1848 e 1889, ano da Proclamação da República.

“Estou levando a coleção completa e que é o meu xodó”, disse Felipe. Além disso, várias moedas, cédulas, medalhas e selos em homenagem à Dom Pedro II também estão no acervo do evento.

Foto: Divulgação

Especial Santos Dumont

O evento vai contar com um espaço dedicado a Santos Dumont, com objetos de multicolecionismo, como moedas, medalhas, cédulas, cartões de telefone, estampas do sabonete Eucalol, além de documentos. Esta parte da exposição conta com itens do colecionador e presidente da Sociedade Brasileira de Numismática, Gilberto Tenor.

Este será um dos 17 encontros realizados em 2023, em diferentes cidades do Rio de Janeiro, como a capital, Búzios, Paraty, Teresópolis, Vassouras, entre outras. Nos dois dias de evento, o público vai poder conhecer diferentes moedas, medalhas e selos e adquirir objetos na Feira de Antiguidades.

Programação

Especialistas na área vão ministrar palestras sobre numismática para o público em geral e alunos da rede municipal de ensino, que vão receber moedas, cédulas e outros objetos, como incentivo a iniciarem as suas coleções. O evento é aberto para troca entre os colecionadores, além de avaliação e possível compra de itens de coleções dos visitantes.

Os Encontros já fazem parte do calendário da Sociedade Brasileira de Numismática e, nesta edição, tem apoio do Petrópolis Convention & Visitores Bureau e da Prefeitura de Petrópolis.

“Este é mais um grande evento que chega à nossa cidade, onde vamos também ter a oportunidade de apresentar a nossa pluralidade de atrativos para os colecionadores de várias partes do Brasil e visitantes, neste evento tão fascinante e que reconta a nossa história por meio do muticolecionismo”, ressaltou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

Foto: Divulgação PMP

Pra anotar aí:

1º Encontro de Numismática e Multicolecionismo

Onde: Palácio de Cristal

Quando: 12 e 13 de agosto, das 9h às 18h

Entrada gratuita

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir