Connect with us

Petrópolis pode ter Posto de Saúde Animal

Cidade

Petrópolis pode ter Posto de Saúde Animal

A indicação legislativa foi aprovada pela câmara nesta terça (8)

A indicação legislativa que propõe a criação de um Posto de Saúde Animal – PSA em Petrópolis, mais especificamente no Centro e em Itaipava, foi aprovada na Câmara Municipal. A ideia é que sejam garantidos o atendimento veterinário gratuito e demais procedimentos indispensáveis para a saúde dos animais.

Foto: Divulgação

“Observamos nas ruas de nossa cidade um enorme descaso com a vida animal, onde milhares de cães e gatos estão sujeitos ao abandono e maus-tratos. Além disso, a população também sofre com dificuldades socioeconômicas, ficando ainda mais difícil arcar com gastos de animais resgatados. A criação de um local para atendimento veterinário gratuito se faz mais do que necessária para que possamos melhorar a qualidade de vida dos animais e ajudar a sociedade petropolitana”, afirma o vereador Domingos Protetor.

Como funcionará?

O local deverá contar com profissionais especializados na área veterinária, equipamentos que permitam exames laboratoriais, diagnósticos, raio-x, ultrassonografia, anestesia, eletrocardiograma, ecocardiograma, entre outros, com o objetivo de prestar pronto atendimento aos animais em geral.

“É importante lembrar que a saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal, ou seja, o aumento da população de animais domésticos nas residências amplia o risco de contágio das zoonoses, doenças transmissíveis dos animais aos homens e vice-versa. Portanto, é necessário que o Poder Público estabeleça um amplo sistema público de atendimento à saúde e bem-estar animal”, completa o vereador Gil Magno.

Foto: Divulgação Câmara Municipal

O Posto de Saúde também deverá oferecer todos os equipamentos e procedimentos necessários ao tratamento do animal, incluindo vacinações, remédios, castração permanente, cirurgia, tratamento pós-cirúrgico, clínica geral, entre outros. Além disso, os PSA’s poderão implantar Farmácia Popular Veterinária, com escopo de fornecer medicamentos para tratamento de animais.

Poderão utilizar gratuitamente os serviços e atendimentos as Organizações Não-Governamentais, Parcerias Público-Privadas, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público que tenham entre suas finalidades estatutárias a proteção animal, bem como os protetores independentes de animais, desde que devidamente cadastrados junto à Coordenadoria de Bem-Estar Animal.

A indicação legislativa aguarda análise do Executivo.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir