Connect with us

Veja 8 formas de reduzir os efeitos da baixa umidade em Petrópolis

Saúde

Veja 8 formas de reduzir os efeitos da baixa umidade em Petrópolis

Apesar dos dias de chuva, entenda quais riscos o tempo seco pode causar à saúde

Os dias de sol e de tempo seco durante o inverno requer alguns cuidados com a saúde. Um dos fatores que prejudica o bem-estar das pessoas é a baixa umidade relativa do ar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que o índice adequado de umidade do ar varia entre 50% e 80%, sendo que abaixo de 30% já pode prejudicar a saúde.

Foto: Serra Drone

Essa condição climática é mais comum durante o inverno, que as chuvas costumam ser menos frequentes. Diante disso, veja 8 formas de minimizar os riscos à saúde causados pelo tempo seco.  

Foto: Serra Drone

1. Cuide das vias aéreas

Aplicar soro fisiológico nas narinas pode reduzir o risco de doenças respiratórias, congestão nasal e desconfortos. Você também pode utilizar nebulizadores e inaladores para realizar essa umidificação e evitar o ressecamento das vias aéreas.

2. Alimentação saudável

Busque por uma alimentação saudável, com frutas e verduras, especialmente aquelas ricas em água: melão, melancia, chuchu, abobrinha, laranja, morango, tomate, abacaxi, espinafre, repolho, alface. Evite alimentos ricos em sal e condimentos, pois favorecem a retenção de líquido, que podem elevar a pressão arterial.

3. Beba água

Beber bastante água é fundamental nesta época para evitar complicações à saúde, considerando que a  desidratação é uma das principais consequências do tempo seco. O ideal é beber ao menos 2 litros de água por dia, mesmo que você não sinta sede. Lembre-se de manter esse hábito.

4. Evite exposição solar

A exposição direta ao sol pode causar desidratação, especialmente quando a umidade do ar está abaixo dos níveis recomendados. Então, nos dias quentes, é melhor evitar o contato solar.

5. Umidifique o ambiente

Os umidificadores de ar são uma alternativa muito eficiente para combater os efeitos do tempo seco em sua casa. Outra alternativa prática é espalhar panos e toalhas úmidas ou até mesmo baldes com água pelos cômodos.

6. Escolha o horário da prática de exercícios

Quando o tempo está seco, não é recomendado praticar exercícios físicos entre 10h e 16h, especialmente  ao ar livre. Sempre que possível, realize as atividades no início ou fim do dia.

7. Mantenha a hidratação da pele

A pele pode sofrer muito com a baixa umidade do ar e uma forma de evitar isso é hidratá-la com frequência. Use hidratante no rosto e corpo ao menos uma vez no dia. Evite os banhos muito quentes, que também podem ressecar a derme.

8. Faça o controle do seu lar

Mantenha a casa sempre limpa e arejada, evite itens que podem acumular pó, como bichos de pelúcia, carpetes, tapetes e até cortinas, ou limpe-os com maior frequência, troque roupas de cama e toalhas de banho regularmente e prefira a limpeza com aspiradores de pó ou panos úmidos, para evitar a poeira. 

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir