Connect with us

8 dicas para manter a casa quentinha no inverno de Petrópolis

Cidade

8 dicas para manter a casa quentinha no inverno de Petrópolis

Arquiteta e designer de interiores, Larissa Gross afirma que alguns objetos, como tapetes e cortinas, ajudam a deixar o ambiente mais aconchegante para enfrentar a estação mais fria do ano

*Matéria atualizada no dia 20 de julho de 2023 às 13h

Os dias de inverno tem feito as temperaturas despencar em Petrópolis, com os termômetros chegando a marcar 11°C. O frio característico segue sob a Serra. Tudo isso faz com que o petropolitano busque artifícios para se aquecer até mesmo dentro de casa.

Foto: @brunabrand

A arquiteta e designer de interiores, Larissa Gross, conta que alguns objetos como tapetes e cortinas ajudam a deixar o ambiente mais aconchegante para curtir a estação mais fria do ano.

Veja 8 dicas da especialista para uma casa mais quentinha.

1. Uso de tapetes

Os tapetes são peças curingas para usar no inverno, mas não adianta colocá-los de qualquer maneira. Larissa Gross explica que existem formas corretas de usar tapetes.

Foto: Reprodução

Quando são usados nas salas, por exemplo, devem ir até o rack e entrar cerca de 20 cm abaixo do sofá. Já no quarto, o certo é usá-lo embaixo da cama, mas ela explica que não é preciso ficar restrito aos tapetes maiores e diz que as “passadeiras” podem ajudar a aquecer o ambiente.

Larissa também sugere os tapetes de pelo, que além de serem macios, também são bonitos e quentinhos.

2. Cortinas

Usar cortinas nas janelas também ajuda a deixar o ambiente mais aquecido. E assim como os tapetes, existem algumas dicas para que essa peça realmente cumpra esse papel.

Foto: Reprodução internet

Segundo Larissa, para o inverno deve-se apostar nas cortinas com tecidos mais grossos, com a trama mais fechada, porque elas garantem a conservação da temperatura.

“As persianas romanas também são ótimas opções”, diz, acrescentando ainda as persianas em madeira – que funcionam como isolante térmico.

3. Mantas no sofá e nos pés da cama

As mantas também podem ser usadas de diferentes maneiras e tanto na cama quanto no sofá.

Foto Reprodução Internet

Segundo Larissa é bom investir em um cesto decorativo que combine com o ambiente, colocando mantas enroladas.

“Posicione em um local estratégico em sua sala. Assim você sempre terá em mãos um meio de se aquecer rapidamente. Além de bonito esteticamente é super funcional e prático,” diz.

4. Lareiras ecológicas

O friozinho de Petrópolis bem que combina com uma taça de vinho em frente à lareira, não é? Além de todo encanto que a experiência proporciona, essa também é uma dica de ouro para manter a casa aquecida.

Foto Reprodução Internet

Segundo Larissa, as lareiras à álcool, por exemplo, podem ser usadas até por quem mora em apartamento. Elas estão disponíveis em diversos modelos e tamanhos e, assim como as mantas, também contribuem para um charme a mais no espaço.

5. Uso de velas

As velas servem para aquecer os ambientes e podem ser usadas como decoração. Elas também têm esse poder de deixar o clima mais aconchegante.

Foto Reprodução Internet

6. Iluminação

Para os dias mais frios do ano, investir em tons mais quentes na iluminação pode ser um diferencial para aquecer a casa.

Foto Reprodução Internet

“Aquela luz amarela garante maior aconchego também”, conclui Larissa Gross.

7. Isolamento térmico

Manter as portas e as janelas fechadas é importante para o aquecimento da casa. Mas lembre-se de abrir pela manhã alguns minutos para arejar e ter ventilação.

Foto: Reprodução internet

8. Utilize mais texturas

Além dos tapetes, cortinas e mantas no cesto, utilize texturas para tornar o ambiente ainda mais aconchegante. Alguns exemplos podem ser: almofadas no sofá, cabeceira na cama ou papel de parede de tecido.

Foto: Reprodução internet

Larissa acrescenta que se você mora em um local frio, é melhor evitar o uso do couro no sofá e cabeceira de cama, opte por colocar tecidos mais quentes. O linho é uma ótima opção.

Dica extra da arquiteta

Além das dicas práticas acima, Larissa destaca que um projeto bem pensado pode auxiliar ainda melhor nessas questões. “A instalação de pisos corretos, sistema que aquecimento no piso, aquecedores, lareiras, revestimentos adequados, além da orientação na escolha das texturas a serem utilizadas nos ambientes. Consulte um profissional da área para lhe ajudar nesse processo,” finaliza.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir