Connect with us

5 dicas de como proteger seu pet durante os dias frios em Petrópolis

Bem-estar

5 dicas de como proteger seu pet durante os dias frios em Petrópolis

Assim como os adultos, os gatos e cachorros estão suscetíveis a doenças respiratórias. Veja alguns cuidados

Com a variação de temperatura e o tempo seco dos dias de inverno, os animaizinhos precisam de ainda mais cuidado e atenção durante a estação. Apesar de possuírem uma camada de pelos, segundo especialistas, com a domesticação muitas raças vão perdendo essa cobertura densa e não conseguem mais se proteger das baixas temperaturas, ficando suscetíveis ao frio e as doenças, como gripe, bronquite e pneumonia.

Foto: Arquivo – Divulgação Dog’s Heaven

Juliana Azevedo, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Estácio e Thaylla Henrichs, presidente da Liga Acadêmica Veterinária de Pequenos Animais da Estácio, contam que alguns cuidados evitam que eles sintam frio e adoeçam.

Veja 5 dicas das especialistas para cuidar dos animais durante as baixas temperaturas.

Uso de roupinhas

Caso o seu animal não goste de roupas ou não se adapte, coloque cobertores nos locais em que ele dorme e garanta que a casinha esteja em local protegido do vento. Já se a casa ficar do lado de fora, a sugestão é para que se crie uma barreira usando madeira ou papelão para quebrar o vento. Verifique se há acesso para o pet entrar e sair.

Evite banhos

Se for necessário o banho, dê em dias de sol, nos horários mais quentes, por volta de 12 horas e, se possível, seque-o. Evite dar banhos nos dias mais frios.  Além disso, os banhos de sol são muito importantes. Por isso, leve seu pet para um passeio ou deixe-o dormir ao sol nesses dias.

Foto: Arquivo – Divulgação Dog’s Heaven

Alimentação saudável

As especialistas dizem ainda que uma alimentação balanceada também é essencial para que o pet se aqueça no frio. Então garanta sempre uma refeição de qualidade. Além disso, oferecer água fresca e limpa é fundamental.

Atenção às vacinas

Outro fator relevante é a vacinação. Estudos mostram que no inverno a incidência de doenças respiratórias aumenta muito. Portanto, procure um médico veterinário de confiança e mantenha as vacinas em dia.

Cuidados com o nariz e a patas

Por fim, assim como nossa boca costuma rachar no inverno, as patinhas e o nariz do seu pet também podem. Neste caso, use cremes hidratantes e protetores de pele específicos para uso em animais. Lembre-se que cada animalzinho de estimação é único e pode ter suas necessidades específicas, por isso, o acompanhamento com um médico veterinário é imprescindível.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir