Connect with us

[Entrevista] Especialistas falam sobre a importância e cuidados dos exercícios na gravidez

Saúde

[Entrevista] Especialistas falam sobre a importância e cuidados dos exercícios na gravidez

As atividades física podem trazer inúmeros benefícios para a gestação. Veja!

Nos últimos anos, a prática de exercícios físicos durante a gravidez é um tema que tem recebido uma crescente atenção. Anteriormente, acreditava-se que as mulheres grávidas deveriam evitar atividades físicas para proteger a saúde do bebê. No entanto, atualmente, podemos enxergar um cenário bem diferente.

Para explicar melhor essas mudanças nos exercícios para gestantes, Natasha Caetano, profissional de educação física e o médico Vander Guimarães, titular de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), esclarecem algumas dúvidas. Veja!

Sou Petrópolis: Quais são os benefícios de se exercitar na gravidez?

Natasha Caetano: São muitos. Tanto físicos quanto psicológicos. Vamos a alguns: ajuda na circulação sanguínea e no condicionamento cardiorrespiratório, o que é ótimo para o bebê, pois ajuda na oxigenação e na chegada de vitaminas para ele; aumenta a disposição da gestante; ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue evitando a diabetes gestacional;  mantém a massa magra e a regulação do ganho de peso; ajuda a aumentar a mobilidade articular, diminuindo as dores advindas das mudanças de gravidade; colabora na regulação hormonal, liberando hormônios que te deixam mais felizes e bem humorada, além de manter a socialização.

Foto: Reprodução

Sou Petrópolis: Qual a importância da gestante ter um acompanhamento profissional nas atividades físicas?

Natasha Caetano: É necessário ter um profissional que entenda a condição da mulher e a sua individualidade. É uma fase de muito cuidado, então existem alguns exercícios que não são recomendados e nem necessários durante a gestação. O professor precisa conhecer a rotina desta gestante, a condição de trabalho dela e os músculos que ela precisará fortalecer mais para diminuir as dores e preparar para o parto. É essencial um acompanhamento nesta fase.

Sou Petrópolis: Quais atividades são mais indicadas para fazer na gravidez?

Natasha Caetano: Exercícios de ativação do músculo abdominal,  fortalecimento pélvico, exercícios de força e aeróbico são indicados por diversos motivos. Alguns artigos sobre o exercício na gravidez indicam séries de força entre 8 a 15 repetições, o que significa uma carga leve a moderada e exercícios aeróbicos, desde que não passem de 60 minutos de treino. Dependendo do estágio da gestação, os exercícios podem ser de moderados a levemente intensos, mas sempre com avaliações médicas antes.

Foto: Reprodução

Embora os exercícios sejam benéficos, é fundamental seguir algumas orientações para garantir a segurança tanto da mãe quanto do bebê. Para tirar algumas dúvidas, conversamos com o ginecologista e obstetra Dr. Vander Guimarães.

Sou Petrópolis: Toda grávida pode treinar? Quais as indicações e contra indicações?

Dr. Vander Guimarães: Quando falamos em atividade física, devemos levar em consideração se esta mulher já possuía, antes de engravidar, uma prática de exercícios regulares, se era sedentária ou mesmo se praticava atividades como atleta. Isso faz toda a diferença. Não se pode esquecer como é o status de saúde da gestante: se já possui algumas doenças crônicas que já são limitadas. Gestantes que tenham sangramento vaginal, ameaça de parto prematuro ou outra complicação que recomende repouso não devem praticar exercícios até que sejam avaliadas adequadamente.

Foto: Reprodução Internet

Sou Petrópolis: Após uma avaliação, o que a gestante deve fazer para poder iniciar atividades físicas?

Dr. Vander Guimarães: Ao ter esses profissionais ao seu lado e observando a reação do seu organismo e sua limitação às atividades propostas, a mulher pode avançar ou retroagir na intensidade da atividade proposta. Às mulheres previamente sedentárias, recomendamos exercícios funcionais, que possuem baixo impacto e menores riscos a um organismo ainda não acostumado a atividades físicas. Caso a gestante já possuía uma atividade física constante e regular, com bom condicionamento prévio à gestação, ela pode manter uma atividade semelhante à praticada anteriormente.

“Estar bem com seu corpo, com a sua gestação, em contato permanente (física e mentalmente) com a filha ou filho que está para nascer e o ambiente que lhe cerca são as experiências mais importantes. Os exercícios sempre contribuem para isso! E que você tenha uma ótima experiência de parto e maternidade,” finaliza o médico, Dr. Vander Guimarães.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir