Connect with us

Estilista petropolitano transforma resíduos que seriam descartados em moda sustentável

Cidade

Estilista petropolitano transforma resíduos que seriam descartados em moda sustentável

Para confecção das peças foram usados plásticos de materiais das obras do Palácio Quitandinha. Coleção foi apresentado no 20° Festival Sesc de Inverno

Repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar foram os focos da coleção de inverno “SOS Planet”, do estilista petropolitano Guilherme Tavares. Para a confecção das peças foram usados resíduos – cerca de 10 kg de plástico de ráfia que foram utilizados durante as obras do Hotel Quitandinha. Sacolas plásticas, jornal, guarda-chuvas, rede de pesca, garrafas pet, tampinhas de garrafas também fizeram parte da produção. 

Fotos: Divulgação

O trabalho, que envolve peças conceituais, como sobretudo, estolas, boleros, ternos, casacos, jaquetas, calças, saias, tailleurs, saias e bolsas, foi apresentado no 20° Festival Sesc de Inverno, na última semana.

Na paleta foram usadas as cores azul,  preto, verde, amarelo, vermelho e branco.  “Esses resíduos seriam  descartados no meio ambiente e foram utilizados para chamar atenção e despertar o desejo na população de dar novos rumos para os materiais”, diz o estilista.

Fotos: Divulgação

A política dos 5 Rs é conhecida e utilizada por muitos países. O Brasil é o segundo país que mais produz resíduos têxteis. Por ano, são produzidas cerca de 240 mil toneladas de lixo diariamente, sendo que apenas 2% é reciclado.

Guilherme pontua que é preciso repensar essa prática. “Na moda fast fashion, é importante que os estilistas também tenham essa conscientização de reutilização desses materiais. Estamos à beira de um colapso ambiental e temos que ter responsabilidade com a biodiversidade”. 

Fotos: Divulgação

Sete peças da coleção “SOS Planet” foram apresentadas durante o Festival. “ A coleção foi super bem aceita. O público entendeu a mensagem da urgência social com o meio ambiente. Agora vamos seguir com os desfiles, workshops, exposições e talk shows sobre o assunto”, pontua o estilista.    

Acompanhe o trabalho do estilista no Instagram @Guilherme Tavares

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir