Connect with us

Turismo em Petrópolis gera mais de 140 empregos no primeiro semestre de 2023

Turismo

Turismo em Petrópolis gera mais de 140 empregos no primeiro semestre de 2023

Profissionais do setor apontam impactos positivos para a cidade

Em todo o país, o turismo foi responsável pela criação de 1 em cada 10 empregos durante os seis primeiros meses de 2023, com um saldo de 105 mil postos de trabalho. Esta estatística inclui Petrópolis, com o setor sendo um importante gerador de empregos abrindo 142 dessas vagas em alojamento e alimentação neste primeiro semestre.

Bauernfest 2023 – Foto: Foto Divulgação

Os setores citados ficaram na frente de construção civil (34 novos postos) e atrás apenas da indústria (374 vagas).

Impactos positivos

Além dos números promissores divulgados pelo Ministério do Turismo sobre a geração de empregos no setor de turismo, o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui, também se manifestou sobre o impacto positivo das contratações em Petrópolis.

“Com um total de 118 meios de hospedagem e 6,5 mil leitos disponíveis, a cidade tem sido capaz de receber um número cada vez maior de turistas, resultando em um aumento na demanda por serviços relacionados ao setor. Além disso, a existência de 350 bares e restaurantes contribui para a diversificação da oferta turística, atraindo tanto visitantes quanto investimentos para a área”, afirma.

Crescimento

O levantamento, realizado com base nas informações do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revelou que somente em junho, o setor de turismo foi responsável pela geração de mais de 21,4 mil empregos em todo o país.

Dentre os segmentos que mais se destacaram na geração de empregos durante o primeiro semestre, estão o de alojamento e alimentação, com a criação de mais de 13 mil vagas, e o de transporte rodoviário de passageiros, com a abertura de mais de 2 mil novos postos de trabalho. O setor de serviços, no qual o turismo está incluído, admitiu um total de 76.420 novos profissionais.

“O crescimento do turismo em Petrópolis é um reflexo do investimento do empresário no potencial da cidade, conhecida por sua rica história e belas paisagens naturais. A oferta de atrativos culturais, gastronômicos e de lazer tem atraído cada vez mais visitantes, impulsionando o desenvolvimento econômico local e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”, pontua Samir el Ghaoui.

Foto Divulgação

Otimismo para o futuro

Com a perspectiva otimista do setor de turismo em Petrópolis e sua contribuição na geração de empregos, a cidade se fortalece como um destino turístico cada vez mais atrativo, com potencial para conquistar novos mercados e se posicionar como um importante polo de desenvolvimento no cenário nacional.

“Estamos comprometidos em oferecer experiências únicas e de qualidade aos nossos visitantes, ao mesmo tempo em que geramos oportunidades de trabalho para a nossa comunidade”, acrescenta o presidente do Petrópolis Convention.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir