Connect with us

[Dia Nacional do Escritor] Conheça 10 autores petropolitanos inspiradores e suas abras

Cultura

[Dia Nacional do Escritor] Conheça 10 autores petropolitanos inspiradores e suas abras

Do romance, ficção, literatura ao infantil eles estão criando histórias

Neste dia 25 de julho é celebrado o Dia Nacional do Escritor. E Petrópolis é repleta de histórias escritas por eles.

Sempre presentes em nossa vida, seja na escola ou nos momentos de lazer, listamos alguns escritores petropolitanos que entretêm, nos ensinam, ampliam nossa cultura e que nos levam a outros universos.

Foto Serra Drone

Pensando nisso, reunimos aqui 10 autores petropolitanos inspiradores e suas abras para você conhecer.

Carolina Freitas

Carolina é escritora do livro “Petrópolis: o comércio de ontem, a saudade de hoje”, ganhador dos prêmios Alcindo Roberto Gomes de Jornalismo (2019) e Maestro Guerra-Peixe de Cultura (2020), na categoria comunicação, e pretende lançar um segundo volume do trabalho ainda esse ano. Com 23 anos, a jovem ingressou Academia Petropolitana de Letras (APL).

Foto: Arquivo pessoal – Reprodução

Andréa Pachá

Juíza e escritora, a petropolitana lançou, no ano de 2012, o livro “A vida não é justa − Amores e outros conflitos reais segundo uma juíza”, em que reúne casos coletados ao longo de mais de 15 anos em varas de família. Em 2014 lançou o livro “Segredo de Justiça – Disputas, Amores e Desejos Nos Processos de Família Narrados Com Emoção e Delicadeza por uma Juíza”, quatro anos após “Velhos são os outros”.

Foto: Divulgação – Reprodução

Joaquim Eloy

Membro Imortal da Academia Fluminense de Letras, o professor, historiador e escritor já lançou nove livros. Entre eles estão: “O poeta-herói, 2° volume da trilogia”; “Os 3 Heleodoros”, “Um valoroso empresário ou memórias do Ginásio Dramático” ; “Eterna Vida, poesia”, “Uma estranha loja de discos, romance infantil”; “Desengavetando, crônicas”; “O Retorno da Princesa”; “Memórias do Bicho-Papão, crônicas infanto-juvenis” e “A cela dos canibais, 11 peças para teatro”.

Foto: Divulgação – Reprodução

Catarina Mual

Autora de “Semáforos Poéticos”, “Sol de Sagitário”, “Intensa” e diversos outros livros, Catarina Maul, além de poeta, é também produtora e apresentadora, e proprietária e coordenadora editorial na Bem Cultural Editora.

Fotos: Divulgação

Cristiane Michelin

Formada em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis, a poeta assina: “O Abecedário do Viajante”, “O Abecedário do Prazer”, “Os Sete Pecados Revisitados”, escrito com a Psicóloga Sonia S. Santos e “Convite de casamento – Um Romance Gourmet”. Cristiane já foi presidente da Academia Petropolitana de Letras.

Fotos: Divulgação

Fernando Costa

Jornalista e escritor, Fernando Costa lançou recentemente o livro “Rastro de Luz” e é um dos membros da Academia Petropolitana de Poesia.

Fotos: Reprodução

Drica Madeira

Drica Madeira, autora de “Lei Maria da Penha: entre a teoria e a prática”, é Doutoranda em Ciência da Literatura na UFRJ. Formou-se em Letras Português Literatura e com mestrado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis.

Fotos: Reprodução

André Sampaio

O petropolitano André Sampaio é autor do livro “Matriarcas: Mulheres de Raça e de Cor”.  O autor é doutorando em Letras pela UFRJ, graduado em Filosofia pela UCP, mestre em Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela UFF e especialista em História da África e no Negro do Brasil pela Universidade Candido Mendes.

Fotos: Divulgação

Fernando Magno

Além de escrever obras como “Era Setembro e Madrugava”, Fernando Magno tem mais uma característica que o realça na arte da poesia: ele não tem o dom da visão. Questionado se isso o atrapalhava, Fernando disse que “antes de cego, era poeta”.

Fotos: reprodução

Giulia de Araújo

Giulia de Araújo lançou sua primeira obra através da Editora Voz de Mulher. A petropolitana foi uma das dez selecionadas, em todo o país, para ter o original publicado e distribuído pela editora de São Paulo. Intitulada “Romancinho – ou o clube de Roland Barthes” trata-se de uma narrativa com reflexões de uma jovem que, fazendo uso das novas tecnologias para se relacionar com as pessoas, se interessa por um rapaz do qual desconhece absolutamente tudo.

Fotos: Reprodução

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir