Connect with us

Festivais de inverno aquecem o turismo e a economia de Petrópolis

Cidade

Festivais de inverno aquecem o turismo e a economia de Petrópolis

Festival Sesc de Inverno, Festival de Fondue e Festival de Inverno da Dell’Arte promovem atividades gratuitas do Centro a Itaipava durante este mês

Após o sucesso de público da 34ª Bauernfest, que atraiu mais de meio milhão de pessoas para a cidade, Petrópolis continua com os setores produtivos aquecidos no inverno. É neste período em que as programações dos já tradicionais Festival Sesc de Inverno, Festival de Fondue e Festival de Inverno da Della’Arte atraem visitantes, que fazem questão de prestigiar o comércio, hotelaria e gastronomia da cidade imperial.

Foto Divulgação

Desenvolvimento econômico

Para o Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio), os eventos são atrativos que reforçam a imagem positiva de Petrópolis no cenário nacional e fomentam o desenvolvimento econômico da cidade.

“Tivemos uma Bauer com resultados extremamente positivos para os setores, incluindo o comércio, com alta de pelo menos 20% nas vendas. Mas, o ritmo continua, com um aumento no número de visitantes que visitam Petrópolis atraídos pelas programações dos festivais”, afirma o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.

Festival de Fondue

O Festival de Fondue, por exemplo, é organizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB) e já chegou à sua 14ª edição, se consolidando como um dos maiores do país. O evento acontece em estabelecimentos em toda a cidade, do Centro Histórico aos distritos. A programação e os participantes podem ser conferidos clicando aqui.

Veja também: Oficinas gastronômicas gratuitas acontecem neste mês em Petrópolis; saiba como participar

Foto: Divulgação

Festival de Inverno da Dell’Arte

O Festival de Inverno da Dell’Arte está em sua 22ª edição e acontece entre 14 a 23 de julho. Toda a programação é gratuita, e conta com concertos, apresentações musicais, oficinas, peças e muito mais!

Veja também: 10 motivos para ir ao Festival de Inverno de Petrópolis neste mês

Foto: Divulgação

Festival Sesc de Inverno

Já o Festival Sesc de Inverno 2023, que conta com o apoio do Sicomércio Petrópolis, está na 21ª edição e é considerado o maior evento cultural multilinguagem do país. O festival acontece até 30 de julho em 17 localidades do estado do Rio de Janeiro, tendo como cidades-polo Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

O evento levará ao público uma programação gratuita ou a preços populares com muita música, teatro, dança, entre outras expressões artísticas. A programação completa pode ser conferida clicando aqui.

Veja também: 10 destaques da programação do Festival Sesc de Inverno nessa semana em Petrópolis

Foto: Divulgação

Programação gratuita em Itaipava

Além de shows de grandes nomes como Fafá de Belém, Leci Brandão, Paulinho da Viola e Maria Rita, no Centro Cultural Sesc Quitandinha, o Festival Sesc de Inverno 2023 contará com intervenções artísticas gratuitas no Parque Municipal, em Itaipava.

Veja também: Gratuito: Parque de Itaipava recebe shows de Djonga, Xamã, Liniker e Silva neste mês

Fotos: @coniiin, @eduardfilh e Divulgação

Programação gratuita no Centro

O Festival conta ainda com ações no Centro Histórico, mais especificamente na Praça da Liberdade, Rua Dezesseis de Março e Rua Teresa. Um atrativo a mais para visitantes e petropolitanos.

Nos polos comerciais, como a Rua Dezesseis de Março destaques como o Cortejo do Riso Solto, no dia 20, entre 13h e 17h , inspirado em manifestações populares de desfiles e cortejos, assim como nas divulgações que os circos tradicionais faziam quando chegavam nas cidades. No mesmo dia, o cortejo também se apresentará na Rua Teresa.

Já no dia 21, tanto a Rua Dezesseis de Março quanto a Rua Teresa recebem o Bloco Fole e Folia – carnaval forrozeiro ou um forró carnavalesco, com um repertório que inclui músicas autorais e clássicos da música nordestina e seus ritmos – xote, baião, xaxado, forró, arrasta-pé, ijexá, ciranda e uma pequena dose de funk! Na Rua Teresa a apresentação ocorrerá às 15h e a na Dezesseis, às 17h.

No dia 27 será a vez do Cortejo Teatral Nhamandu o Grande Espírito da Floresta – um trabalho físico, corporal e coreográfico, construído a partir do jogo cênico entre atores e bonecos. As apresentações ocorrerão entre 13h e 17h nas duas Ruas. Outros detalhes podem ser conferidos no site oficial da programação.

Foto: Divulgação

Importância turística

“Agradecemos ao Sesc por essa iniciativa que promete atrair o público para esses dois locais que são importantes polos comerciais. Vale a pena prestigiar o festival. A programação privilegia todos os tipos de público”, completa Marcelo Fiorini.

Para a presidente da Associação da Rua Teresa (ARTE), Denise Fiorini, as apresentações são atrativas para o público do polo de moda.

“Nossa Rua é viva, conhecida por seu forte movimento é um dos lugares mais visitados de Petrópolis e, nada mais justo do que proporcionar aos nossos visitantes um pouco desta programação tão interessante e rica. Tivemos uma experiência ótima durante a Bauer com transporte gratuito que proporcionou um aumento significativo no número de visitantes e, agora, com o Festival de Inverno, esperamos ainda mais resultados positivos. Muitas lojas estarão abertas inclusive nos domingos para aproveitar esse público”, conta Denise.

A ARTE mantém no instagram oficial da Rua (@ruateresaoficial) detalhes sobre as lojas, promoções, programações especiais e funcionamento do polo.

Fotos: Henry Kappaun

Para o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindTurismo), o Festival Sesc de Inverno é um importante atrativo para impulsionar o turismo neste período. De acordo com Germano Valente, presidente do SindTurismo, ter grandes nomes das cenas artísticas e culturais do país no evento atrai visitantes de outras cidades e estados.

“Um evento deste nível agrega uma imagem positiva à cidade e estende a permanência dos turistas em Petrópolis. Desta forma, eles dividem seu tempo para conhecer os atrativos históricos, culturais e os polos de moda da cidade, além das atividades nos espaços do Centro Cultural Sesc Quitandinha e no Parque de Itaipava”, diz.

Ao contribuir para que o visitante fique por mais dias na cidade, aquece não só os setores de hospedagem e alimentação, como também o de comércio e serviços. E, ao movimentar toda a cadeia do turismo, gera também emprego e renda para quem mora na cidade.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir