Connect with us

16 atrações do Festival Sesc de Inverno para aproveitar com as crianças em Petrópolis

Agenda

16 atrações do Festival Sesc de Inverno para aproveitar com as crianças em Petrópolis

Programação conta com atividades em diversos pontos da cidade, como Quitandinha, Itaipava e Centro

Começa neste sábado (15), a 21ª edição do Festival Sesc de Inverno. O evento segue até 30 de julho em Petrópolis com uma extensa programação em diversos pontos da cidade. E é claro que as crianças não ficariam de fora da festa. Por isso, reunimos nesta lista 15 atrações do Festival Sesc de Inverno para aproveitar com as crianças em Petrópolis.

Foto: Divulgação

1. Ponto de Leitura

Quando: todos os dias do evento, das 10h às 18h

Onde: Biblioteca – Centro Cultural Sesc Quitandinha

Disponibilização para consulta e leitura de acervo literário, para todas as idades, com destaque para publicações de arte, cultura e literatura Afro-Brasileira.

Foto: Alexandre Nunis

2. Mães Palhaças

Quando: 15 de julho, das 10h às 11h

Onde: Lago da Churrascaria Lago Sul

Mães Palhaças é uma montagem autoral, inédita, feita por mulheres diversas, a partir de suas memórias de mães e filhas, sob o olhar sensível e bem-humorado da palhaçaria.

Foto: Josélia Frazão

3. VRAAA

Quando: 15 de julho, às 11h

Onde: Praça da Liberdade e Praça Rui Barbosa

Já imaginou encontrar uma criatura gigante, com 10 metros de comprimento e deitada bem no meio da rua? E de dentro dela saírem objetos dos mais esquisitos, que podem servir para gente se vestir? Brincar de ser outra pessoa ou coisa? Até mesmo a rua pode ser vestida e transformada em outros lugares para encontrar mais gente que virou criatura e está dançando em festa.

Foto: Sesc SP

4. Rastapezinho de inverno com Cirandinha Bebe e CIA

Quando: 15 de julho, das 11h às 12h

Onde: Sala das Crianças – Centro Cultural Sesc Quitandinha

O Projeto Cirandinhas Bebê e Cia nasceu em 2008 como proposta de encontros regulares para bebês e seus responsáveis, conduzidos pela música e pelo movimento. O projeto RastaPezinhos Bebê e Cia, encontros dançantes e com muitas dinâmicas corporais em parceria com as bailarinas Rafaela Hermeto e Maria Hermeto.

Foto: Reprodução Flickr

5. Orquestra Circônica

Quando: 15 de julho, das 15h às 16h

Onde: Lago da Churrascaria Lago Sul

O Cortejo Circônico da Orquestra Circônica é um espetáculo de circo musical. Uma fanfarra que une a magia do circo com o encantamento do Carnaval.

Foto: Karla Alvaíde

6. Velho Circo Novo Mundo

Quando: 16 de julho, às 11h

Onde: Praça Rui Barbosa

Três palhaços (Cacareco, Mortandela e Tonico) e uma palhaça (Flotulência) trazem ao picadeiro um espetáculo inspirado em antigos clássicos da poesia, literatura, teatro e cultura popular.

Foto: Divulgação

7. Fanfarrinha

Quando: 16 de julho, das 10h às 11h

Onde: Lago da Churrascaria Lago Sul

O grupo apresenta composições próprias, músicas com temática infantil contemporâneas, temas mais antigos das infâncias dos pais e avós, versões de MPB além de eventuais Marchinhas de carnaval.

Foto: Reprodução Portal da Cidade

8. Cortejo Riso Solto

Quando: 20 de julho, das 13h às 17h

Onde: Rua 16 de Março e Rua Teresa

O Cortejo Riso Solto é inspirado em manifestações populares de desfiles e cortejos, assim como nas divulgações que os circos tradicionais faziam quando chegavam nas cidades.

Foto: Divulgação

9. Teatro Infantil

Quando: 23 de julho, das 16h às 17h

Onde: Sala do Ginásio Roosevelt – Centro Cultural Sesc Quitandinha

“A Saga de Dandara e Bizum a Caminho de Wakanda”, traz diversas referências históricas da cultura negra, entre o ancestral e o futurista. O espetáculo infanto juvenil é uma montagem inédita que narra a história de duas crianças que vivem em uma periferia do Rio de Janeiro, no ano de 2080, em um quilombo chamado Palmares, e decidem partir numa viagem sem volta com a missão de salvar o mundo de todos os males e fazer o sol voltar a brilhar.

Foto: Natália Perdomo

10. Mediação de leitura para bebês

Quando: 23 de julho, das 11h às 12h

Onde: Sala das Crianças – Centro Cultural Sesc Quitandinha

A mediação de leitura para bebês acontece com livros para primeira infância, além de cantos e brincadeiras, criando um ambiente acolhedor cheio de memórias para essa ação. A experiência é um convite para crianças e adultos manusearem os livros, explorarem imagens e texturas.

Foto: Divulgação Sesc SP

11. Contação da história Helena Black no caminho da grande árvore

Quando: 29 de julho, das 11h às 12h

Onde: Sala das Crianças – Centro Cultural Sesc Quitandinha

Era uma vez uma árvore tão grande que seus galhos pareciam tocar o céu; tão profunda que ninguém sabia se suas raízes teriam fim. Tudo ia bem até que, um dia, os fios da Grande Árvore ficaram desorientados: enquanto algumas famílias eram privadas de gestar seus filhos, algumas crianças nasciam onde não eram esperadas. Nesta aventura, Helena Black, junto de Rudá embarca numa jornada para ajudar a Grande Árvore cumprir seu destino: haverá como juntar as crianças e adolescentes e as mães e os pais que se desencontraram, para que… se adotassem?

Foto: Andressa Santos

12. Parque do Circo

Quando: 29 a 30 de julho, às 11h

Onde: Parque de Itaipava

Crianças, jovens e adultos podem participar e interagir com a ajuda de monitores especializados que orientam e estimulam o participante a conquistar novas habilidades corporais através da brincadeira. No Parque do Circo você encontrará diversos circuitos de atividades temáticas: Malabares, Pontaria, Equilíbrio, Jogos Coletivos.

Foto: Divulgação Sesc SP

13. Intervenções artísticas com o Churumelos Circus

Quando: 29 a 30 de julho, das 16h às 23h

Onde: Parque de Itaipava

Churumellos circus com sua trupe de artistas, com palhaços, malabaristas, pernas de pau, cuspidores de fogo, mágicos e recreadores, proporcionará um entretenimento divertido para todos

Foto: Divulgação

14. Sessão de cinema Alice dos Anjos

Quando: 30 de julho, das 11h às 12h30 / e das 16h às 17h30 a sessão inclusiva

Onde: Café Concerto – Centro Cultural Sesc Quitandinha

Livremente inspirado em “Alice no país das maravilhas” de Lewis Carroll, e em “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire. Alice dos Anjos é uma menina negra que vive no sertão nordestino, e que, após correr atrás de um bode preto apressado que usa terno e gravata no fundo do quintal de sua avó, é transportada a um lugar mágico, cheio de personagens malucos que se tornam seus novos amigos.

Foto: Divulgação

15. Maratona de contadores de história com o grupo Afroserra

Quando: 30 de julho, das 13h às 15h

Onde: Sala das Crianças – Centro Cultural Sesc Quitandinha

A Minimaratona de Contadores de Histórias, reune contadores do território em um encontro de narrativas e apresentações diversas, para troca de experiências e saberes, em uma apresentação artística que celebra a arte de contar histórias em diferentes performances.

Foto: Reprodução Facebook Agroserra

16. Atividades de lazer

Quando: de 29 a 30 de julho

Onde: Parque de Itaipava

O Parque de Itaipava receberá arena gamer, canoagem virtual, kart a pedal, High Jump, chute ao alvo e outras atividades esportivas e recreativas como arco e flecha, jogos gigantes, perna de pau e recreação com brincadeiras tradicionais.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir