10 oficinas gratuitas para aproveitar no Festival Sesc de Inverno em Petrópolis
Oficinas de cinema, música, pintura, artesanato e muito mais!
A 21° edição do Festival Sesc de Inverno segue até o dia 30 de julho em 17 localidades do Rio de Janeiro. Em Petrópolis, o evento conta com uma extensa programação, totalmente gratuita, que vai do Palácio Quitandinha ao Parque de Itaipava. Dentre estas ações estão variadas oficinas com os mais diferentes focos. Do artesanato à música, confira 10 oficinas gratuitas para aproveitar no Festival Sesc de Inverno em Petrópolis.
Foto: Alice Tesch
1. Oficina de zine e colagem
Quando: 21 de julho, das 14h às 18h
Onde: Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
A artista Ária Baru conduzirá a encenação de 3 fotografias coletivas com todos que quiserem participar, evocando de forma original os sentimentos escolhidos. Esta fotografia será impressa e trabalhada com o uso da colagem: diversos materiais como revistas, livros e impressões avulsas estarão disponíveis para que, ao final, os grupos tenham como resultado uma zine produzida por todos. O coletivo Lombada, junto com a artista Ária Baru, estará presente para acompanhar os processos.
Foto: Divulgação Sesc SP
2. Oficina multiplicando pelo olhar com Paulinho Sacramento
Quando: 21 de julho, das 14h às 17h
Onde: Torre Cultural – Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
Inscrições clicando aqui.
A oficina ministrada pelo cineasta e artista digital Paulinho Sacramento tem como objetivo trabalhar o despertar dos participantes para a linguagem livre do audiovisual e suas vertentes. Criar a partir do que se tem e não do que falta. O artista irá debater com os participantes o processo de criação do seu filme “O vampiro que pensa vozes” e suas experiências criativas como artista residente em pesquisa em artes no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Foto: Agência Brasil
3. Oficina de serigrafia
Quando: 22 de julho, das 10h às 12h
Onde: Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
A oficina se divide em duas etapas. Na primeira, Kaetérine Terra e Yuki Hayashi apresentam a trajetória do coletivo e abordam o passo a passo dos processos serigráficos até a confecção da tela. Na segunda etapa, os participantes experimentam a estamparia em suas próprias peças. Imagens de ícones trans compõem as telas fotográficas pré-elaboradas para a impressão durante a oficina. É preciso levar roupas ou peças em tecido, brancas ou de cores claras, para impressão das estampas.
Foto: Divulgação Sesc Campinas
4. Oficina musical
Quando: 22 de julho, das 10h às 13h
Onde: Café Concerto do Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
Inscrições em: agendamentoccsq@sescrio.org.br
As pautas da Oficina com Aline Gonçalves e Carol Murgel versarão sobre processos composicionais da música instrumental, Interpretação, Rede de Compositoras, repertórios, Escutas, dentre outras.
Foto: Freepik
5. Oficina de cianotipia
Quando: 23 de julho, das 10h às 12h
Onde: Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
Nesta atividade as pessoas presentes serão convidadas a um bate papo seguido de experimentação do processo histórico da cianotipia — processo de impressão fotográfica que utiliza compostos de ferro sobre um suporte de papel. A cianotipia também é popularmente conhecida como blueprint, as imagens produzidas nesta técnica são obtidas pela ação da luz e o contato direto de objetos, plantas ou negativos, tudo preparado manualmente pelo participante.
Foto: Elizabeth Lee
6. Oficina Afrofuturismo no cinema
Quando: 23 de julho, das 15 às 18h
Onde: Torre Cultural – Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
Inscrições clicando aqui.
A oficina ministrada pela curadora e crítica de cinema Kênia Freitas propõe-se a pensar as estratégias de criação e invenção no cinema contemporâneo, a partir das conexões entre o conceito de afrofuturismo e o campo da ficção especulativa. Essas estratégias serão discutidas com base nos tensionamentos e inflexões do campo crítico decolonial e das pesquisas do cinema negro.
Foto: Luiz Alves
7. Oficina de elaboração de projetos culturais Sebrae
Quando: 25 e 26 de julho, das 14h às 18h
Onde: Torre Cultural – Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
Inscrições clicando aqui.
A oficina aborda as etapas da elaboração de um projeto cultural, destacando os pontos de atenção para a construção da ideia e a sua importância como ferramenta para captação de recursos.
Foto: Henry Kappaun
8. Oficina de prestação de contas de projetos culturais Sebrae
Quando: 27 de julho, das 14h às 18h
Onde: Torre Cultural – Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
Inscrições clicando aqui.
A oficina apresenta a importância da organização e monitoramento de dados, planilhas e elaborações de relatórios, evidenciando a atenção necessária para comprovar as realizações propostas, o acompanhamento dos resultados alcançados no projeto e o uso dos recursos captados.
Foto: Drone 42
9. Oficina de Bamboled
Quando: 29 e 30 de julho, das 18h30 às 20h30
Onde: Parque de Itaipava
Desenvolvimento da prática do bamboled com diversas técnicas diferenciadas misturando movimentos acrobáticos com movimentos de danças.
Foto: Divulgação Sesc Tocantins
10. Oficina de marcadores de livros
Quando: 29 e 30 de julho, das 10h às 16h
Onde: Parque de Itaipava
A partir de uma conversa sobre cuidados com os livros será oferecida oficina de marcadores de páginas utilizando dobradura de papéis coloridos e fitilhos.