Connect with us

Festival de Inverno: teatro da UNIFASE recebe concertos gratuitos de música clássica

Agenda

Festival de Inverno: teatro da UNIFASE recebe concertos gratuitos de música clássica

O evento acontece de 14 a 23 de julho no Teatro da Sala Arthur de Sá Earp Neto; Toda a programação tem início sempre às 18h30

Neste mês, o Instituto Dell’Arte promove a 22ª edição do tradicional Festival de Inverno de Petrópolis e celebra o início de uma importante parceria com a UNIFASE. O Teatro da Sala Arthur de Sá Earp Neto receberá, sempre às 18h30, a Série Dellarte, com concertos de música clássica com os mais representativos artistas do gênero.

Toda a programação é gratuita, ancorada na “Campanha da Solidariedade”, com o objetivo de arrecadar alimentos para instituições carentes da região. O evento acontece de 14 a 23 de julho.

Foto: Divulgação Dellarte

A abertura da Série Dellarte na UNIFASE será no sábado (15), com o Quarteto Atlântico (Ivan Scheinvar e Thiago Teixeira nos violinos, Luiz Felipe Ferreira na viola e Bruno Valente no violoncelo). Seus quatro integrantes são membros de importantes orquestras cariocas. O grupo, que completa 10 anos neste ano, apresentará um repertório de peso, com obras de Osvaldo Lacerda, Samuel Barber e Beethoven.

No domingo (16), o Duo Gerk & Lima, formado pela soprano Maria Gerk e pelo violonista Marco Lima, apresentará um breve panorama da música de câmara espanhola do século XX para voz e violão. Na quarta-feira (19), o Trio Elisa Fukuda, com Marcos Aragoni ao piano, Elisa Fukuda ao violino e Moisés Ferreira no violoncelo, apresenta no repertório Trios de Mendelssohn e Beethoven.

Foto: divulgação Dellarte

A programação continua na quinta-feira (20), com o Trio Aquarius, um dos conjuntos de câmara mais longevos do Brasil, formado por músicos de destaque do cenário musical brasileira, com Flávio Augusto ao piano, Ricardo Amado no violino e Ricardo Santoro no violoncelo.

Sexta-feira (21), a aclamada Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, de Campos dos Goytacazes, traz um programa eclético, com temas de Dominguinhos, Tchaikovsky, Gershwin, Sivuca e Chico da Silva, entre outros. Formada em 1995, a partir da inclusão de seu projeto na ONG Orquestrando a Vida, a OSMI é composta de 58 músicos e tem direção geral do maestro Jony William Villela.

Sábado (22), o Duo Braga & Balloussier apresentará peças para violoncelo e piano de Schubert, Janáček, Arthur Napoleão e Piazzolla. O violoncelista Miguel Braga, apesar de jovem, já traz em seu currículo concertos como solista à frente de importantes orquestras brasileiras e prêmios em concursos nacionais. Katia Balloussier, camerista experiente, desde 1997 ocupa o cargo de pianista acompanhadora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Se apresentou com as principais orquestras do país e é uma referência do piano nacional.

Foto: Divulgação Dellarte

O grupo PianOrquestra, indicado recentemente como Melhor Grupo Instrumental ao Prêmio da Música Brasileira, traz o show de lançamento de seu álbum “CollectivA” no domingo (23), fechando a programação de clássicos na UNIFASE.

O repertório explora obras icônicas da literatura do piano brasileiro, incluindo compositores das primeira e segunda gerações nacionalistas (Villa-Lobos e Santoro), evoluindo com Pixinguinha, Hermeto e Egberto, pilares da música instrumental brasileira, além de contemporâneos como Amaral Vieira e um novo arranjo para uma composição autoral (Ciranda).

“É uma alegria muito grande fazer parte dessa edição do Festival de Inverno, recebendo aqui no teatro da UNIFASE essas musicistas e esses músicos maravilhosos. Acreditamos muito no poder da arte, em tocar as pessoas através das emoções despertadas pela música. Como uma instituição de ensino, celebramos o diálogo da educação e da arte, pela liberdade”, comenta Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da UNIFASE.

O Festival de Inverno é apresentado pelo Ministério da Cultura, Águas do Imperador e Prefeitura de Petrópolis, patrocinado por Eletrobras Furnas, apoio da UNIFASE, apoio institucional da Prefeitura de Petrópolis, produção da Dellarte, realização do Instituto Dell’Arte e Ministério da Cultura, Governo Federal / União e Reconstrução.

Pra anotar aí:

22º Festival de Inverno de Petrópolis: Série Dellarte

Local: Teatro da Sala Arthur de Sá Earp Neto –Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE)

Endereço: Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro

Horário: 18h30

Preço: gratuito

Classificação: livre

Mais informaçõesDellarte

Programação sujeita a alterações

Veja também:

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir