Connect with us

Projeto para reativar a ferrovia que liga Magé a Petrópolis já está em andamento, afirma Setrans

Cidade

Projeto para reativar a ferrovia que liga Magé a Petrópolis já está em andamento, afirma Setrans

Ainda sem previsão para o início das intervenções, reativação da ferrovia mais antiga do país pode chegar a transportar mais de 500 mil pessoas ao ano, com um custo menor que o deslocamento de ônibus

No início desse mês de junho, o Governo do Estado anunciou a reativação do trecho da ferrovia que liga a Vila Inhomirim, em Magé, até o Alto da Serra, em Petrópolis. Apesar de não haver previsão para as obras começarem, a Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) informou à Sou Petrópolis que o projeto já está em andamento.

Foto: Divulgação

Ainda de acordo com o órgão, novas informações sobre as intervenções serão divulgadas oportunamente. Vale lembrar que o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, já confirmou o sinal verde dado pelo governador Cláudio Castro para a execução do projeto cujos estudos já estavam em curso.

A ação tem como foco o turismo da cidade, já que o trecho de 6,1 km que será reativado pode chegar a transportar mais de 500 mil pessoas ao ano, com um custo menor do que o deslocamento pelo transporte público rodoviário, ou seja, por ônibus. O custo total do projeto é avaliado em R$ 60 milhões

Foto: Divulgação

140 anos da inauguração da ferrovia em 2023

A recuperação da primeira ferrovia do país coincide com as comemorações pelos 140 anos de sua inauguração. Inaugurada em 19 de fevereiro de 1883, a via teve na viagem inaugural o Imperador D. Pedro II.

Na época, o meio de transporte foi saudado pela eficiência e o encurtamento da viagem entre capital e Petrópolis, que levava cerca de duas horas.

E assim foi durante 81 anos até que, em novembro de 1964, a cremalheira realizou sua última viagem, pois foi considerada antieconômica, num momento em que o Brasil entrava na época da expansão das rodovias.

Foto: Divulgação

Um dos relatos históricos do modelo eficiente e rápido de transporte é do emblemático 13 de maio de 1888. A ferrovia possibilitou que a Princesa Isabel almoçasse com os filhos às 9h, em Petrópolis, e se dirigisse para o Paço Imperial no Centro do Rio por volta das 14h, assinando a Lei Áurea e estando de volta à Cidade Imperial no entardecer da mesma data.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir