Connect with us

5 curiosidades sobre a Estação de Nogueira que você talvez não saiba

Cultura

5 curiosidades sobre a Estação de Nogueira que você talvez não saiba

A Estação foi palco da chegada do trem em Petrópolis, há 140 anos

Visitar a Estação de Nogueira é, literalmente, embarcar em uma viagem direta para o passado. Ela é a única de Petrópolis que restou, em bom estado de conservação, da primeira linha de ferro do Brasil, a Estrada de Ferro Mauá, construída em 1854. Ela tinha aproximadamente 14 km, ligando o Porto de Mauá, em Magé, até a Raiz da Serra.

O local também foi palco da chegada do trem em Petrópolis, há 140 anos, vindo a se tornar um importante ponto de parada para os trens que transportavam passageiros e cargas entre Rio de Janeiro e as cidades do interior de Minas Gerais.

Construída em 1908, a estação ajudou a desenvolver toda a região, principalmente por ser o caminho do café, que vinha de Minas Gerais para o Rio de Janeiro.

Para contar um pouco mais destas curiosidades, a Sou Petrópolis resgata a história da Estação de Nogueira, onde atualmente funciona um Centro Cultural.

Veja abaixo cinco curiosidades que você talvez não saiba sobre ela.

Baroneza 2_foto: Antônio Pastori

Foto: Antonio Pastori

1- A construção

Domingos de Souza Nogueira, dono das terras onde atualmente fica a estação, permitiu, com recursos da locomotiva Leopoldina, a instalação das linhas e a construção da estrutura da Estação de Nogueira.

Domingos não queria que usassem seu nome na estação, então a batizou de Bom Clima. Após a morte do fazendeiro, a família mudou o nome para Nogueira, em forma de homenagem.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

2- Baronesa 2

O Centro Cultural tem uma locomotiva de verdade, construída em 1904, a Baronesa 2, comprada de um ferro velho e restaurada.

O antigo dono a deixou na frente da empresa Brasil-América. Após a falência da empresa, foi para uma escola e só depois para Nogueira. Foi reformada com a ajuda da prefeitura e é um dos atrativos do Centro Cultural.

Foto: Antônio Pastori

3- Projeto Noguita

Existe um projeto para reativar a ferrovia no trecho Nogueira-Itaipava, chamado Noguita. Ela sairia da Estação de Nogueira e iria até o Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava.

Foto: Reprodução/AFPF

4- Fazenda de Nogueira

Nogueira era uma grande fazenda de gado antes da construção da Estação.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

5- Desativação da linha

A linha foi desativada em 1964. Com isso, os imóveis que ficavam às margens da ferrovia foram vendidos. A estação de Nogueira virou uma pizzaria nos anos 80. Nos anos 2000, a Prefeitura de Petrópolis assumiu o terreno novamente e inaugurou o Centro Cultural de Nogueira.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Bônus:

A Lei 5.791, assinada em 2010, considera como muito importante e de relevante interesse, econômico e turístico, a reativação do trem Rio-Petrópolis.

Em 2012, houve um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Rio, representado pela secretaria de transporte, a Secretaria de Obras e as Prefeituras de Petrópolis e Magé. Era um acordo para reativar a linha Rio-Petrópolis, passando por Magé.

As cidades deveriam fazer um levantamento para retirar as famílias da beira das linhas. Mas o plano de moradia não foi apresentado até hoje, dez anos depois.

Foto: Arquivo Pessoal Antônio Pastori

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir