Connect with us

Biblioteca itinerante leva contação de histórias para escolas públicas de Petrópolis na próxima semana

Cultura

Biblioteca itinerante leva contação de histórias para escolas públicas de Petrópolis na próxima semana

BookTruck, projeto construiu uma biblioteca dentro um furgão, atenderá mais de 2 mil alunos de dez escolas da cidade

A biblioteca itinerante BookTruck estará em Petrópolis com a sua trupe de contadores de histórias, que inclui a mascote de espuma Bookinho e boneco jumento Joca, entre os dias 22 e 26 de maio. A iniciativa levará diversão, interação, contação de histórias e atividades lúdicas para mais de 2 mil alunos de escolas públicas da cidade.

Foto: Vanessa Fontoura

Totalmente customizado, o furgão teve seu interior transformado em uma biblioteca e conta com um maravilhoso acervo de mais de 800 livros, materiais lúdicos e recursos digitais.

“Nós somos aquilo que nos alimentamos – foi através desta máxima que o Projeto BookTruck foi criado, pois culturalmente os brasileiros se alimentam mal. Tanto é verdade que 50% das escolas brasileiras não possuem bibliotecas, quiçá uma sala de leitura. Nosso propósito é proporcionar às crianças o acesso ao mundo mágico da leitura, que estimula a atenção, a imaginação, a curiosidade, a interpretação e melhora, em muito, o aprendizado da língua portuguesa”, conta Renato Paixão, diretor da VR Projetos.

O projeto

Com o objetivo de promover a leitura e diversas manifestações culturais de forma itinerante, a iniciativa é realizada pela VR Projetos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/1991) e conta com patrocínio do Grupo Águas do Brasil e Águas do Imperador.

Foto: Vanessa Fontoura

“Levar cultura e conhecimento para as crianças é tão gratificante quanto fundamental. Nosso objetivo, como uma empresa que tem responsabilidade socioambiental, é de contribuir para que sigamos em uma direção consciente e de desenvolvimento, principalmente quando se trata das gerações futuras. Que estes mais de 2 mil alunos guardem cada momento de aprendizado proporcionado pelo projeto”, pontua o diretor de Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá.

O projeto já teve duas edições, ocorridas em 2018 e 2022, com um alcance total de quase 150 mil pessoas, nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta nova edição do projeto, o furgão, que já passou pelo estado de Goiás, seguirá para o Rio de Janeiro e Minas Gerais, espera alcançar cerca de 70 mil pessoas.

Acessbilidade

O BookTruck é um projeto acessível a todos. Em seu interior são encontrados audiobooks e livros em braile para leitores com deficiência visual e rampa de acesso para cadeirantes. Além disso, algumas de suas atividades contam com tradução em libras em tempo real.

Foto: Vanessa Fontoura

Confira a programação:

  • Segunda-feira (22)

9h – E. M. General Heitor Borges
Rua Capitão Carlos Agostini, s/n, Bairro Bingen

15h – Escola São Judas Tadeu
Rua Mosela, 1445, Bairro Mosela

  • Terça-feira (23)

9h – E. M. Bataillard
Rua Bataillard, s/n, Bairro Mosela

15h – E. M. Salvador Kling
Rua Mosela, 995, Bairro Mosela

  • Quarta-feira (24)

9h – E. M. Robert Kennedy
Rua Cristóvão Colombo, 783, Bairro Castelanea

15h – E. M. Profª Maria Campos Da Silva
Rua Buenos Aires, 108, Centro

  • Quinta-feira (25)

9h – E. M. Alto Independência
Rua Leonor Maia, 1670, Bairro Independência

15h – Escola Monsenhor Gentil
Rua Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro

  • Sexta-feira (26)

9h – E. M. Josemar Contage
Rua Castro Alves, 80, Bairro Correas

15h – E. Mzda. Carmem Nunes Martins
Rua Dr. João Barcelos, 687, Bairro Itamarati

Foto: Vanessa Fontoura

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir