Connect with us

Corrida para pessoas com deficiência acontece neste domingo em Petrópolis

Agenda

Corrida para pessoas com deficiência acontece neste domingo em Petrópolis

Concentração acontece às 10h, na Praça 14 Bis. Iniciativa é do Projeto INcluir Petrópolis

O Projeto INcluir Petrópolis, conhecido na cidade pelas ações e eventos de inclusão das pessoas com deficiência (PcDs), promoverá mais um destes encontros neste domingo (21), a 2° Corrida Anual de PcD em Petrópolis.

Foto: Divulgação

A concentração acontece às 10h na Praça 14 Bis. De lá, os participantes farão um trajeto de ida e volta na Avenida Koeler, e novamente ida e volta na Avenida Roberto Silveira, com o total de 2km percorridos.

“O objetivo é promover saúde e qualidade de vida para pessoas com deficiência, levando à capacitação de uma vida mais ativa e ao empoderamento”, comenta uma das organizadoras da iniciativa, Alessandra Caline.

Importância turística

Nesta edição, dois ônibus sairão do Rio de Janeiro gratuitamente, trazendo PcDs de outros municípios para a cidade. Assim, os participantes e suas famílias poderão conhecer os pontos turísticos e contribuir com a economia e turismo de Petrópolis.

“Utilizamos o esporte como maneira de inclusão, pois muitas pessoas com deficiência não sabem o potencial que têm. Ficam muito em casa, achando que não podem fazer certas coisas, e o projeto INcluir Petrópolis é válido para incentivar o PcD a participar de eventos esportivos, de lazer e de turismo. Além da importância dessas pessoas ocuparem os espaços públicos, trazendo maior visibilidade social”, acrescenta Alessandra.

Foto: Divulgação

Sustentabilidade

Para participar da corrida, é necessário doar oléo de cozinha usado, lacres de alumínio e tampinhas plásticas, que serão revertidos em moeda solidária em prol das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.” Todo o material arrecadado é destinado a uma empresa licenciada que fará a reciclagem e gerará ICMS ecológico para o município”, explica a petropolitana.

Ações do projeto

O INcluir Petrópolis está prestes a completar um ano e, mesmo em pouco tempo de vida, o projeto já promoveu diversos eventos como corridas, trilhas e blocos de Carnaval. Além disto, outro grande acréscimo para o município foi um veículo elétrico adaptado para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, disponível em grandes festas e eventos da cidade, como a Bauernfest, Festa de São Pedro de Alcântara, Deguste, Night Run e Natal Imperial.

Foto: Divulgação

O marido de Alessandra, Chen Li Cheng, é portador de uma doença rara, a polineuropatia amiloidótica familiar (PAF), e se tornou cadeirante a quase quatro anos. Da necessidade de uma qualidade de vida melhor, não só para Chen, mas para outras PcDs, nasceu o INcluir Petrópolis.

“Desejamos que nossa cidade Imperial seja INclusiva de forma contínua. Dia após dia vamos levando a importância da inclusão para todos e de forma gratuita”, finaliza.

Na edição de setembro de 2022, 20 PcDs de Petrópolis e 15 do Rio de Janeiro participaram do evento. Além disto, outros 80 atletas condutores dos triciclos, que são usados para auxiliar as pessoas com mobilidade reduzida, também estiveram presentes.

Na ocasião, foram arrecadados 60 litros de óleo vegetal usado, 15 quilos de tampas plásticas e 5 quilos de lacres de alumínio.

Foto: Divulgação

Como apoiar?

Até o momento, o INcluir é patrocinado pela Liza, Barra Ecoclean, OceanPact, Grande Rio, Residil, Supplylog e Oh. Empresas que estiverem interessadas em contribuir com as ações do projeto podem entrar em contato através do Instagram @incluirpetropolis.

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir