Veja 6 segmentos em que Petrópolis tem título de Capital Estadual
Canto Coral, Casamento, Cerveja, Moda, Produtos Orgânicos e Unidades de Conservação são as referências da cidade no Rio de Janeiro
Os destaques de Petrópolis são muitos, mas existem aqueles que cresceram tanto que viraram referências. Histórica, a Cidade Imperial é o grande expoente do Rio de Janeiro no que se refere a canto coral, casamento, cerveja, produtos orgânicos, moda e unidades de conservação. Por lei, a cidade é a Capital Estadual de cada uma destas categorias.
Saiba mais sobre o que credencia Petrópolis a ser a referência destes assuntos no estado!
1. Capital Estadual do Canto Coral
Em vigor desde outubro de 2019, a lei que garante a Petrópolis o título de Capital Estadual do Canto Coral foi sancionada pelo então governador Wilson Witzel.
No texto que justifica a escolha, é exaltada a existência do Coral dos Canarinhos, o mais antigo coro de meninos em atividade no Brasil.
Além deste, outros nomes como Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, Coral da Universidade Católica de Petrópolis, Coral de Petrópolis e Jovens Princesas de Petrópolis também são citados como destaques.
Outro detalhe importante é sobre a Sociedade Coral Concórdia, fundada em 1863. Mais antiga do país, a sociedade fazia apresentações para Dom Pedro II e esteve em atividade até 1936.
Foto: Divulgação
Saiba mais:Petrópolis se torna, oficialmente, a Capital Estadual do Canto Coral
2. Capital Estadual do Casamento
Idealizado pelo deputado Gustavo Tutuca, o projeto que deu a Petrópolis a nomenclatura de Capital Estadual do Casamento foi oficializado em 25 de abril de 2022.
No texto, o político destacou que a cidade, além das belezas naturais e culturais, recebe, em média, 700 casamentos por ano, além de ter mais de 100 espaços para a realização das cerimônias.
O mercado dos casamentos gera, atualmente, mais de cinco mil empregos, direta ou indiretamente em Petrópolis. A realização dos eventos movimenta todo o comércio local, como hotéis, restaurantes e salões de beleza.
Foto: Giovani Garcia
Saiba mais: Petrópolis conquista título de Capital Estadual do Casamento
3. Capital Estadual da Cerveja
Berço da Cerveja, Petrópolis é a Capital do segmento desde junho de 2017. Também de autoria de Gustavo Tutuca, o projeto cita a cidade como lar da cervejaria mais antiga do Brasil, a Bohemia.
Além disso, a Bauernfest é o principal evento de Petrópolis, que também tem a vocação para as cervejas artesanais, com mais de 60 produtores independentes.
Fotos: Divulgação
Veja também: 8 lugares para visitar em Petrópolis se você ama cerveja
4. Capital Estadual da Moda
Um dos mais antigos dos títulos, o de Capital Estadual da Moda foi proposto e aprovado em julho de 2012, pelo então deputado Luiz Paulo.
Na ocasião, ele ressaltava os polos de moda da Rua Teresa, do Bingen e de Itaipava como justificativas para a cidade receber o título.
A Rua Teresa, por exemplo, gera milhares de empregos, sendo um dos destaques estaduais na venda de roupas. Além da venda, a confecção também é um ponto forte, com mais de mil registradas na cidade.
Foto: Sou Petrópolis
Veja também: Guia de compras: confira o horário de funcionamento dos polos de moda e shoppings de Petrópolis
5. Capital Estadual dos Produtos Orgânicos
Com mais de 100 produtores orgânicos espalhados pelo município, Petrópolis é, desde 2018, a Capital Estadual dos Produtos Orgânicos.
Como característica principal desses produtos, está a ausência de agrotóxicos, o que atrai o público que busca uma alimentação mais saudável.
O destaque é tão grande, que a produção petropolitana representa cerca de 13% do total da produção do estado do Rio de Janeiro.
Foto: Arquivos Sou Petrópolis e Divulgação
Saiba mais: 10 produtores rurais de Petrópolis para conhecer e apoiar em 2024
6. Capital Estadual das Unidades de Conservação
O Projeto de Lei nº 363/2023, de autoria do deputado Yuri Moura, foi aprovado como Lei pela Assembleia Legislativa (ALERJ), no dia 30 de agosto e concedeu a Petrópolis o título de Capital Estadual das Unidades de Conservação.
A Lei garante o desenvolvimento de ações de conservação, educação ambiental, redução de riscos e ecoturismo na cidade. Além disso, o título de “Capital das Unidades de Conservação” funciona também como forma de incentivar os poderes municipal, estadual e federal a criarem novas Unidades, possibilitando, inclusive, o aumento de percentual de recebimento do ICMS verde, garantindo mais recursos para Petrópolis.
Fotos: Tom Alves – Raquel Alves
Saiba mais: Lei reconhece Petrópolis como a Capital Estadual das Unidades de Conservação
Não é Capital, mas também possui destaque:
Montanhismo
Apesar de não ser o principal destino dos amantes do Montanhismo no Rio de Janeiro, Petrópolis declarou a atividade como um dos seus patrimônios culturais.
A justificativa é feita com base na facilidade de acesso às trilhas e montanhas, além dos diferentes biomas e pela presença do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), que tem mais de 200 km de trilhas e é a maior rede da atividade do Brasil.
O Montanhismo foi reconhecido como patrimônio em 5 de maio de 2022, Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo prefeito Rubens Bomtempo.
Foto: Luiz Henrique Lucas
Saiba mais: Temporada de montanhismo é aberta em Petrópolis
Mountain Bike
Com o maior expoente do esporte sendo o petropolitano Henrique Avancini, Petrópolis entrou no calendário da realização das provas da modalidade.
Embaixador do esporte, Avancini quer trazer cada vez mais eventos de Mountain Bike para o município, consolidando Petrópolis como referência da atividade no Brasil.
Em 2022, Petrópolis voltou, após 17 anos, a receber a Copa do Mundo de Mountain Bike, o que representa um grande passo rumo ao título.
Foto: Fabio Piva
Saiba mais: Copa do Mundo de Mountain Bike movimenta economia de Petrópolis em mais de R$ 30 milhões