Connect with us

Petrópolis é selecionada pela Fundação Getúlio Vargas para estudo socioambiental

Cidade

Petrópolis é selecionada pela Fundação Getúlio Vargas para estudo socioambiental

Pesquisa tem como objetivo análise de desastres decorrentes de mudanças climáticas

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil recebeu uma equipe de doutorado da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo. O objetivo da visita foi a realização de um estudo sobre as principais questões relacionadas aos desastres decorrentes de eventos climáticos em Petrópolis, particularmente as chuvas intensas do verão, assim como compreender os aprendizados e os principais gargalos na perspectiva da gestão de riscos.

Foto: Divulgação

“A pesquisa constante sobre a adaptação às mudanças climáticas se faz necessária para que juntos possamos aprimorar com a população as ações para prevenção, preparação e resposta aos riscos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Durante a visita, foram realizadas entrevistas com gestores e técnicos da Defesa Civil de Petrópolis, onde houve uma breve contextualização sobre desastres ocorridos no município, visando compreender os principais fatores que os propiciaram, além das similaridades e diferenças entre eventos climáticos, bem como as possíveis mudanças ocorridas na estruturação e nas ações da Defesa Civil a partir dessas experiências de desastres.

Três cidades

Petrópolis está entre três das cidades brasileiras que já passaram por tragédias e que foram selecionadas para fazer parte da pesquisa, que visa dialogar e explorar as ações e instrumentos existentes no âmbito da Defesa Civil, compreendendo a percepção dos entrevistados sobre acertos, limitações e o que precisa ser feito para que se alcance a eficiência no gerenciamento de risco e desastres.

Foto: Mariana Rocha

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir