Petrópolis é selecionada pela Fundação Getúlio Vargas para estudo socioambiental
Pesquisa tem como objetivo análise de desastres decorrentes de mudanças climáticas
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil recebeu uma equipe de doutorado da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo. O objetivo da visita foi a realização de um estudo sobre as principais questões relacionadas aos desastres decorrentes de eventos climáticos em Petrópolis, particularmente as chuvas intensas do verão, assim como compreender os aprendizados e os principais gargalos na perspectiva da gestão de riscos.
Foto: Divulgação
“A pesquisa constante sobre a adaptação às mudanças climáticas se faz necessária para que juntos possamos aprimorar com a população as ações para prevenção, preparação e resposta aos riscos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Durante a visita, foram realizadas entrevistas com gestores e técnicos da Defesa Civil de Petrópolis, onde houve uma breve contextualização sobre desastres ocorridos no município, visando compreender os principais fatores que os propiciaram, além das similaridades e diferenças entre eventos climáticos, bem como as possíveis mudanças ocorridas na estruturação e nas ações da Defesa Civil a partir dessas experiências de desastres.
Três cidades
Petrópolis está entre três das cidades brasileiras que já passaram por tragédias e que foram selecionadas para fazer parte da pesquisa, que visa dialogar e explorar as ações e instrumentos existentes no âmbito da Defesa Civil, compreendendo a percepção dos entrevistados sobre acertos, limitações e o que precisa ser feito para que se alcance a eficiência no gerenciamento de risco e desastres.
Foto: Mariana Rocha
Veja também:
- Agenda da semana: Festival de Vedanta e Autoconhecimento, apresentações musicais e muito mais em Petrópolis
- Com a chegada do frio, coletivo de Petrópolis confecciona mantas, cachecóis e gorros; saiba como ajudar
- Agência petropolitana organiza excursão com destino ao Parque das Águas, em São Lourenço