Connect with us

Petrópolis é a 6° cidade do estado que mais abriu empresas em 2023, mas o que isso significa?

Negócios

Petrópolis é a 6° cidade do estado que mais abriu empresas em 2023, mas o que isso significa?

Registros de MEI são quatro vezes maior que o de abertura de empresas. Economista esclarece o fenômeno

A Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) mantém um ranking atualizado dos municípios que mais abrem empresas anualmente. Até o final de abril de 2023, Petrópolis se consolida como a 6° cidade com mais constituições de todo o estado, 467 no total.

Rua 16 de março – Foto: Arquivos Sou

Ao percorrer o Centro Histórico, é possível perceber, porém, que estes números não refletem bem o cenário da cidade. Isto porque, a cada semana, mais lojas fecham as portas na região. Um dado que comprova a afirmação, também vindo da Jucerja, é que, nos três primeiros meses deste ano, 121 empresas foram fechadas no município.

Outros números que também chamam a atenção, estes do Mapa das Empresas, mostram que, de janeiro a março de 2023, 290 empresas foram abertas em Petrópolis, além de 1.368 novos registros de microempreendedores individuais (MEI), ou seja, quatro vezes mais que a quantidade de grandes e médios empreendimentos.

Mas afinal, o que tudo isso significa?

Segundo o economista e doutorando em Economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Juan Campos, estes números estão diretamente ligados com à alta do desemprego e dos empregos informais.

“Este tanto de MEI abrindo pode ser fruto da falta de emprego e da não formalização, uma vez que há cerca de 50% de tributos sobre o trabalhador no Brasil. Essas taxas, muitas vezes, não têm cálculos tão simples e claros. Logo, o MEI vira a opção mais fácil”, comenta.

Esse fenômeno, porém, pode diminuir ainda mais a oferta de empregos formais e a arrecadação fiscal.

“Os comércios empregam muita gente e, quando se fecha uma loja para abrir um MEI, muitas vezes não se emprega a mesma quantidade de pessoas. Isso pode agir negativamente sobre a economia, a depender de como a sociedade está educada financeiramente”, finaliza.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir