Connect with us

Instaladas em dezembro, passagens de fauna registram mais de 160 animais na BR-040

Cidade

Instaladas em dezembro, passagens de fauna registram mais de 160 animais na BR-040

Estrutura suspensa foi montada pela Concer na descida da Serra para evitar os acidentes

A Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio de Janeiro (Concer) registrou, nos últimos meses, a passagem de 164 animais pela estrutura montada na via. As passagens de fauna, instaladas em dezembro de 2022, servem para evitar os acidentes envolvendo os animais, que são muito frequentes na região.

Fotos: Reprodução

Os registros foram feitos pelas câmeras das três passagens, que ficam a cinco metros de altura da pista. Entre as imagens mais marcantes estão as dos saguis, cuícas e gambás, que foram os animais mais vistos no local.

Projeto Caminhos da Fauna

Criado em 2006, o Projeto Caminhos da Fauna é uma das ações de preservação mais antigas da Concer, responsável por administrar a rodovia BR-040. Somente em 2022, a iniciativa realizou 113 resgates de animais silvestres no trecho entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução do Instagram

No território petropolitano, os últimos espécimes resgatados foram teiús (espécie de lagarto), lobos-guará e uma preguiça.

Ao todo, 59 animais foram salvos e tratados pelo projeto nas clínicas veterinárias dos municípios de Petrópolis e Juiz de Fora, no último ano. O teiú, por exemplo, foi encaminhado ao Hospital Veterinário de Corrêas. Além destes, outros 54 foram retirados da pista e reencaminhados à natureza. Saiba mais sobre o projeto e suas ações aqui.

Área de atuação

A Concer trabalha com o Projeto Caminhos da Fauna em nove municípios, por onde passa a BR-040. Atravessando a Mata Atlântica, a concessão começa em Duque de Caxias (RJ), passa por Petrópolis (RJ) e termina em Juiz de Fora (MG). Ao longo desse trajeto, cerca de três mil metros de barreiras já foram instaladas e passam por manutenções frequentes.

Foto: Reprodução/Instagram @matheusgerrra

Para saber mais e acompanhar o Projeto Caminhos da Fauna, basta acompanhar o trabalho dos especialistas no Instagram.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir