Connect with us

Quando é virose, gripe ou covid? Infectologista e professor da UNIFASE Petrópolis explica

Saúde

Quando é virose, gripe ou covid? Infectologista e professor da UNIFASE Petrópolis explica

Saiba como reconhecer as viroses e seus sintomas

Tornou-se popular dizer que, quando não se sabe o diagnóstico de uma doença, só pode ser uma virose. Mas afinal, o que são as viroses e o que as caracteriza? Para tirar estas e mais algumas dúvidas sobre as doenças causadas por vírus, como a gripe e a covid-19, a Sou conversou com o médico infectologista e professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), Luís Arnaldo Magdalena.

Fotos: Divulgação

O que são as viroses e quais os seus sintomas?

Dr. Luís: As viroses, como são popularmente conhecidas, são as doenças causadas por vírus. Essas enfermidades podem ser respiratórias, como a gripe e a covid; intestinais, como a gastroenterite pelo rotavírus; de pele, como a mononucleose infecciosa; e de garganta, como a amigdalite viral. De modo geral, as viroses podem ser acometidas por vários vírus atacando vários órgãos e sistemas.

Como identificar e quando procurar ajuda médica?

Dr. Luís: Normalmente uma infecção por vírus não vai melhorar com antibiótico. Por exemplo, quando temos uma dor de garganta e aí o paciente inicia com antibiótico mas mesmo assim continua tendo febre e dor. Significa que aquela infecção não é causada por uma bactéria, mas sim, provavelmente, por um vírus. As infeções virais tendem a ser mais leves que as bacterianas. Então elas têm febre arrastada, prostração, dor no corpo, dor atrás dos olhos, dor nas juntas, nas pernas e de cabeça.

Sobre as doenças respiratórias, como identificar a diferença dos sintomas da gripe e da covid-19?

Dr. Luís: Os sintomas da gripe e da covid são muito semelhantes, as duas infecções, causadas por vírus diferentes, influenza e sars-cov 2, são infecções virais respiratórias que podem cursar com tosse, febre, dor de garganta, de cabeça e nas juntas. Só pela sintomatologia não é possível diferenciar uma da outra, apenas pela testagem.

E a pandemia da covid, ainda existe? Ou não é mais considerada uma pandemia?

Dr. Luís: Infelizmente ainda temos casos de covid circulando na nossa população. Mais leves pela grande cobertura vacinal que atingimos no Brasil, mas ainda existe a circulação da variante ômicron, que tem um alto poder de transmissão. Portanto, a covid ainda não está erradicada, temos que continuar nos cuidando e completar o esquema vacinal, principalmente quem faz parte de algum grupo de risco. A covid, com a diminuição de casos, caminha para deixar de ser uma pandemia.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir