Connect with us

Moradores reclamam da falta de lixeiras em Petrópolis

Cidade

Moradores reclamam da falta de lixeiras em Petrópolis

Moradora do Prado, em Corrêas, relata não encontrar nenhuma lixeira pelas calçadas do local

Uma situação comum para quem vive em Petrópolis é ir passear e voltar para casa com lixo dentro da bolsa. Isto, devido à falta de lixeiras pelas ruas da cidade. O problema parece simples, basta guardá-lo e descartá-lo quando estiver em casa. Porém, é seguro afirmar que nem todas as pessoas pensam desta forma e, quando não encontram um lugar para jogar seus restos fora, sujam a rua, o que aumenta ainda mais a possibilidade de enchentes e alagamentos na cidade.

Fotos: Reprodução Internet

Falta de lixeiras

A petropolitana Sabrina Barros é moradora da região do Prado, em Corrêas, e relata não encontrar nenhuma lixeira pelas calçadas do local. “Quando passeamos com o cachorro, é fato que acabamos levando o cocô pra passear também. Encontramos algumas lixeiras em estabelecimentos comerciais pelo caminho, mas não é sempre. Na maioria das vezes, apenas quando é dia do lixeiro passar, pois aí todos os prédios colocam as lixeiras para fora. Mas depender disso não é o certo”, comenta.

Apesar de vivenciar essas dificuldades no bairro onde mora, Sabrina ressalta que isto não acontece apenas lá. “No Centro também é muito difícil encontrar lixeiras. Quem tem consciência, guarda o lixo na bolsa quando está na rua. Mas grande parte das pessoas joga no chão mesmo e depois ainda reclama quando tem enchente”.

Influência nas enchentes

O presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Rio de Janeiro (ABES/RJ), Miguel Fernández, explica que, para que haja o escoamento correto da água durante as chuvas, evitando assim as enchentes, é preciso ser feito o descarte correto do lixo.

Foto: Reprodução Redes Sociais

“É fundamental que não tenha nada obstruindo as estruturas do sistema de drenagem, como a caixa ralo, também conhecida como bueiro, as galerias e os canais. Se não houver uma coleta e descarte adequado, naturalmente vai haver um problema de obstrução, que contribuirá significativamente para catástrofes ambientais, como a que Petrópolis passou em 2022”, afirma.

O especialista ressalta, porém, que a população não pode se abster de suas responsabilidades. “Mesmo que não tenha lixeira, não há justificativa para jogar o lixo na rua. Isso é educação ambiental básica. É preciso guardar o lixo de alguma forma e depois descartar ele adequadamente quando encontrar uma lixeira ou quando chegar em sua residência. O que não podemos é deixar o lixo largado nas ruas, obstruindo potencialmente o sistema de escoamento de água, além de servir como vetor para ratos, baratas e outros bichos que transmitem doenças”, alerta.

Ações da Prefeitura

De acordo com a Prefeitura, a principal causa da falta de lixeiras, em especial no Centro Histórico, acontece por conta do vandalismo. Segundo o município, mais de 100 equipamentos foram danificados na região e, neste mês, a Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (COMDEP), iniciou a instalação e troca de coletoras de lixo e bancos no Centro da cidade, que já não contava com estes equipamentos há algum tempo. A ação se estenderá por todo o município.

Fotos: Divulgação

Denúncias

O presidente da Comdep, Cedenyr Vieira ressalta que a limpeza da cidade precisa ser enfrentada como uma responsabilidade compartilhada, evitando jogar o lixo no chão e denunciando os vândalos. A população pode contribuir apresentando as denúncias sobre atos de vandalismo e irregularidades pelo telefone da Comdep: 2292-9500.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir