Connect with us

Chafariz e monumento da Praça da Águia em Petrópolis serão revitalizados

Cidade

Chafariz e monumento da Praça da Águia em Petrópolis serão revitalizados

Finalização está prevista para daqui a 4 meses. Conheça a história da estátua da águia

A Prefeitura de Petrópolis iniciou, nesta semana, a restauração da águia da Praça Visconde de Mauá (conhecida como Praça da Águia), no Centro da cidade. A previsão é que as obras durem cerca de quatro meses. De acordo com o projeto, que foi autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), todo o monumento passará por reforma (águia e chafariz), além de receber nova iluminação.

Foto: Divulgação PMP

Adote uma Praça

A Praça Visconde de Mauá foi adotada pela Deguste, que realiza mensalmente há sete anos no local a Feira de Cervejas Artesanais. O projeto Adote uma Praça foi criado pela Prefeitura e tem como objetivo firmar parcerias com a iniciativa privada para manutenção das praças e jardins do município.

“Após a restauração do chafariz, toda a praça passará por intervenções dentro do projeto Adote uma Praça. Em breve, todo aquele espaço, que é um importante atrativo turístico, estará restaurado e preservado”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

História do monumento na Praça Visconde de Mauá

A águia da Praça Visconde de Mauá tem uma grande ligação com o México. De acordo com estudiosos e guias da Câmara, o governo mexicano teria encomendado a estátua de presente a Petrópolis após uma visita à região no século XIX.

Conta a lenda que os astecas receberam uma revelação de seu Xamã, dizendo que a primeira cidade do México deveria ser construída no local onde encontrassem uma águia devorando uma serpente em cima de um cacto. De acordo com o Xamã, este seria o local perfeito para se viver.

Após encontrarem, originou-se a primeira cidade mexicana, Tenochtitlan (atual Cidade do México), e a águia com a serpente passou a fazer parte da bandeira do México.

Foto: @jpallain

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir