#VocêSabia: descubra os curiosos horários das refeições da família imperial e o que eles comiam
Falta de luz elétrica na época contribuía para o hábito diferente
Local de refúgio e descanso da família real, o Museu Imperial, em Petrópolis, abriga, além da história, muitas curiosidades sobre a época do império e o comportamento de quem o habitava.
Foto Divulgação e Reprodução Instagram @fajardao
Dentre elas está o horário de almoço e jantar da família imperial, que passava longe de ser como nos dias atuais. A sala de jantar do prédio histórico, como notaram os especialistas, não tinha a entrada para a luz natural [veja o vídeo], além disso, ainda não havia energia elétrica na época.
“Eles acordavam muito cedo, às 5h. Almoçavam entre às 9h e às 10h e jantavam entre às 15h e às 17h, tudo para aproveitar a claridade do sol. Quando tinham festas ou jantares, tentavam aumentar a iluminação, mas era difícil”, comenta a museóloga do Museu Imperial, Ana Luisa Camargo.
Cardápio imperial
Os nobres sempre foram conhecidos pela extravagância, principalmente no que se refere à alimentação. Dom João VI, por exemplo, gostava de comer três frangos inteiros durante a refeição, além de cinco mangas na sobremesa.
Foto: Reprodução Otto_Hees-Restoration
A Princesa Isabel não fica pra trás, mas com outro tipo de desejo: o por doces portugueses. A jovem adorava pão de ló e chá entre as refeições.
Primeiro imperador do Brasil, Dom Pedro I era um homem mais simples. Em sua época, gostava bastante de um arroz com feijão e carne, além de preferir comer na cozinha, ao lado dos empregados.
Outras curiosidades sobre a Família Imperial
Casamento precoce, manipulação da linha de sucessão e filhos bastardos. Confira aqui essas e outras curiosidades sobre a Família Imperial.
Dom João de Bragança e Carlota Joaquina / Fonte: Arquivo Público
O Museu Imperial atualmente
Detentor do maior acervo referente ao império no Brasil, principalmente no que diz respeito ao Segundo Reinado, o Museu Imperial, em Petrópolis, é um lugar encantador para quem o visita. E o melhor de tudo, às quartas-feiras, a entrada é gratuita para todos.
O passeio à antiga moradia da família imperial é encantadora, a começar pelo uso das pantufas. Lá é possível conhecer as instalações do imóvel, os instrumentos de música usados na época, trajes originais utilizados na época, além de itens icônicos como a caneta usada por Princesa Isabel para assinar a Lei Áurea à coroa, o cetro, a coroa e o traje do imperador. Confira aqui algumas curiosidades referentes ao Museu.
Fotos: Instagram @viannaanacarolina e @clari_santts
Visitação ao Museu Imperial
O Museu Imperial funciona de terça-feira a domingo, incluindo feriados (exceto Dia do Trabalho, Natal e Ano Novo). Confira o horário de funcionamento de cada setor:
Palácio: 10h às 18h (bilheteria de 9h30 às 17h e limite de entrada até às 17h30)
Jardins: 7h às 18h (fechamento dos portões às 17h15)
Pavilhão das Viaturas: 10h às 18h
Loja/Cafeteria: 10h às 18h
Mais informações: Telefone: (24) 98176-0026 / Instagram @museu.imperial / Site
Veja também:
- #VocêSabia: qual a relação entre Petrópolis e Nova Petrópolis, cidade do Sul do Brasil?
- Você sabia que Petrópolis tem um dos maiores museus de motos clássicas japonesas do Brasil?
- Você sabia que a visitação à Casa de Petrópolis é gratuita para petropolitanos às quartas-feiras?
- Você sabia que Petrópolis é conhecida como a Cidade das Hortênsias?