Connect with us

Você sabia que Petrópolis é conhecida como a Cidade das Hortênsias?

História

Você sabia que Petrópolis é conhecida como a Cidade das Hortênsias?

Ideia partiu do então prefeito Oswaldo Cruz, em 1910

Ninguém sabe muito ao certo o exato motivo pelo o qual a cidade passou a ser denominada dessa forma, mas o plantio das hortênsias em Petrópolis se iniciou na década de 1910 por iniciativa do então prefeito Oswaldo Cruz, que queria que o município tivesse a flor como símbolo.

Foto: Divulgação/Ascom PMP

Motivos

As hortênsias se adaptaram ao clima peculiar local, o que motivou ainda mais o plantio das mesmas, já que estavam sempre com aspecto impecável e proporcionando uma imagem positiva para a cidade. Outro fator que muito ajudou a manter o aspecto ‘saudável’ das flores era o tipo de adubo usado na época: estrume de cavalos usados para puxar as charretes!

Antigamente, as charretes eram o principal meio de transporte utilizado pela população, mas isso se perdeu e, consequentemente, não havia mais a mesma quantidade de adubo para as hortênsias plantadas. Com o tempo, as flores foram sumindo e a cidade perdendo seu símbolo.

Duas Pontes – Foto: Museu Imperial/Ibram/MinT

Alguns prefeitos tentaram replantar as mudas, mas as mesmas não vingaram. O motivo? Não se sabe. É um grande ponto de interrogação até mesmo para os botânicos que estudaram o caso.

Nova tentativa

Em 2017, ocorreu uma nova tentativa de plantio em alguns pontos de Petrópolis por ordem do então  prefeito Bernardo Rossi, atendendo a um pedido do Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão. Demorou cerca de seis meses, mas as flores finalmente desabrocharam e, desde então, a equipe da Comdep rega e cuida das mudas, mantendo os jardins da cidade sempre limpos e floridos.

Vista da serra de Petrópolis – Foto: Museu Imperial/Ibram/MinT

A relação com as hortênsias atualmente

Atualmente, Petrópolis tem as hortênsias como símbolo, principalmente para os turistas. Para a paisagista Patrícia Assis, isso só não é mais forte e difundido por conta da mudança de visão que cada governo que assume a cidade tem para a pauta.

“Infelizmente, o poder público não valoriza tanto esse aspecto. Temos vários circuitos floridos como o das cerejeiras e dos ipês. Mas as hortênsias, que estão sempre à mostra na cidade, são um pouco deixadas de lado. Até tentamos revitalizar e conseguimos replantar as mudas no pórtico do Quitandinha, mas a mudança de governo pode modificar e parar tudo”, explica.

Ipê Amarelo

Outra flor que também é um símbolo de Petrópolis é o Ipê Amarelo. Em 2022, a planta foi escolhida para representar a moeda social de Petrópolis, que se tornaria a forma como pessoas que utilizassem os programas sociais da cidade receberiam seu dinheiro.

“Eles escolheram o ipê amarelo justamente por ser símbolo de uma árvore resiliente, de madeira forte, que resiste até a queimadas. Como Petrópolis passou pelos desastres no ano passado, então quiseram criar esse paradoxo com o ipê amarelo. Uma cidade forte e resiliente”, explica a paisagista.

Foto: Fabiano R. de Souza / Corrêas

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir