5 registros do aparecimento de onças-pardas em Petrópolis
Animal protagonizou belas imagens nos últimos anos no município
Quem acompanha as notícias em Petrópolis sabe que as — nem tão — raras aparições de onças-pardas na região sempre viram assunto de destaque nos meios de comunicação. O felino, também conhecido como suçuarana, é considerado em risco de extinção devido, principalmente, a caça ilegal e a perda de seu habitat. Confira, aqui, cinco vezes no qual o animal foi visto em Petrópolis nos últimos anos:
1. Onça-parda com leucismo flagrada no Parnaso, em 2013
Raríssimo e flagrada em 2013, o felino só teve suas imagens reveladas em 2018. Como um dos animais mais icônicos da fauna brasileira, já foi tema de diversos estudos, muito por conta do leucismo, uma condição genética que causa a despigmentação dos pelos do animal.
Foto: ICMBio/Monitora/Cronemberger et al 2018
Saiba mais: Petrópolis tem único caso do mundo de onça-parda com leucismo
2. Onça-parda em cima de árvore, em Itaipava
Em julho de 2019, um morador do bairro Bonfim, em Itaipava, filmou uma onça-parda em cima de uma árvore no quintal de casa. O homem contou que só a percebeu às 6h, após os cachorros latirem muito.
Foto: ilustrativa
3. Aparecimento da onça-parda em maio de 2020, no Parnaso
Em maio de 2020, com a população brasileira cumprindo a quarentena, os animais se sentiram mais confiantes para sair . Por conta disso, além da onça-parda, outros animais foram flagrados pelas armadilhas fotográficas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), na época.
Foto Divulgação / Parnaso Oficial
Saiba mais: Onças e animais silvestres são filmados no Parque Nacional da Serra dos Órgãos durante a quarentena
4. Onça-parda flagrada na Estrada da Saudade, em 2021
Em julho de 2021, uma onça-parda protagonizou uma das cenas mais incríveis dos últimos anos em Petrópolis. Às 2h20 da manhã, o felino foi visto correndo por um trabalhador na Estrada da Saudade. De primeira, foi confundido com um cachorro, mas quando o homem percebeu que se tratava de uma onça-parda, se afastou.
Imagem reprodução do vídeo das câmeras de segurança da Massas Carneiro
5. Registro de onça-parda na Reserva Biologica de Araras, em 2022
Em janeiro de 2022, os pesquisadores da Reserva Biológica de Araras registraram, por duas vezes, a onça-parda caminhando pela região. Na época, as imagens foram tranquilizantes, já que mostravam o animal bem nutrido, corroborando o bom trabalho feito pela equipe da reserva.
Foto: Divulgação Rebio Araras
Saiba mais: Sistema de monitoramento da Rebio Araras faz dois registros de onça-parda em janeiro
O que fazer se encontrar uma onça-parda?
O aparecimento desses felinos deixou a população de Petrópolis com um dúvida: o que fazer se encontrá-los? Entre as principais dicas da Rebio Araras e da Secretaria de Meio Ambiente estão o acionamento do Corpo de Bombeiros e da manutenção da calma, já que o animal é tranquilo e que não existem registros de ataques no Brasil. Veja mais dicas aqui.