Connect with us

1 ano da tragédia: petropolitanos organizam eventos em homenagem às vítimas e em busca de mudanças

Cidade

1 ano da tragédia: petropolitanos organizam eventos em homenagem às vítimas e em busca de mudanças

A dois dias de fazer 1 ano da maior tragédia que Petrópolis já viveu, confira os principais eventos organizados pela população no dia 15 de fevereiro, data que vai ficar marcada para sempre na vida dos petropolitanos

A tragédia de Petrópolis deixou, além de 244 vítimas, marcas que vão demorar a serem apagadas da mente das pessoas. Para relembrar o dia e aqueles que se foram, os petropolitanos prepararam duas homenagens e um evento voltado à prevenção de desastres. Confira:

1.  Manifestação em memória às vítimas da tragédia

A concentração começa às 15h, na Praça da Inconfidência e, às 16h, os manifestantes saem em direção à Câmara Municipal de Petrópolis, passando pela Rua do Imperador e pela Rua da Imperatriz. Os organizadores recomendam o uso de roupas pretas para simbolizar o luto e, quem puder, deve levar cartazes. A marcha está sendo promovida pelos moradores da Servidão Frei Leão, no Alto da Serra.

Foto: Sou Petrópolis

Data: 15/02/2023

Horário: a partir das 15h

Local: Concentração na Praça da Inconfidência

Saiba mais: Manifestação em memória às vítimas da tragédia de Petrópolis acontece no dia 15 de fevereiro

2. Projeto Avança monta memorial na Praça Dom Pedro

Nesta terça-feira (15), data em que se completa um ano da maior tragédia climática de Petrópolis, o Projeto Avança montará, na Praça Dom Pedro, um memorial em homenagem às 242 vítimas do desastre. O local será decorado com origamis, flores, um banner com todos os nomes e um mural com fotos, mensagens e frases que lembrem cada um deles.

Foto: Reprodução

Data: 15/02/2023

Horário: a partir das 18h

Local: Praça Dom Pedro

Saiba mais: Memorial em homenagem às vítimas da tragédia será montado no dia 15 na Praça Dom Pedro

3. Jornada da Virada Climática

A UNIFASE preparou, de maneira gratuita, um evento para debater soluções para o problema climático em Petrópolis. A Jornada da Virada Climática ocorre do dia 15 de fevereiro até 20 de março, na sede da faculdade. Todo o evento é feito em parceria com o LNCC.

Foto: Divulgação

Data: 15 de fevereiro a 20 de março

Horário: a partir das 15h

Local: Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro

Saiba mais: Evento da UNIFASE debate soluções para as tragédias climáticas em Petrópolis

A tragédia

O dia 15 de fevereiro de 2022 jamais será esquecido. Nele, 242 pessoas morreram e praticamente toda a cidade Petrópolis foi atingida pela chuva. As imagens do Centro Histórico alagado, do Morro da Oficina, no Alto da Serra, destruído e dos ônibus caindo no rio dificilmente serão apagados das mentes petropolitanas. Pouco mais de um mês depois, no dia 20 de março, as chuvas voltaram a castigar a cidade e a população. Desde então, pouca coisa foi feita pelo poder público para evitar que o drama se repita.

Foto: Mariana Rocha

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir