Connect with us

Manifestação em memória às vítimas da tragédia de Petrópolis acontece no dia 15 de fevereiro

Agenda

Manifestação em memória às vítimas da tragédia de Petrópolis acontece no dia 15 de fevereiro

Concentração acontece às 15h na Praça da Inconfidência e seguirá até a Câmara Municipal

O dia 15 de fevereiro de 2022 está marcado na memória dos petropolitanos como a data da maior tragédia climática da história da cidade, que vitimou 242 pessoas. Apesar do impacto na vida de todos os petropolitanos, muitos afetados por este desastre se sentem esquecidos. Em memória dos que foram e dos que ficaram e precisam de ajuda, no dia 15 de fevereiro de 2023, será realizada uma manifestação pacífica no Centro Histórico.

Foto: Sou Petrópolis

A concentração começa às 15h na Praça da Inconfidência e, às 16h, os manifestantes saem em direção à Câmara Municipal de Petrópolis, passando pela Rua do Imperador e pela Rua da Imperatriz. Os organizadores recomendam o uso de roupas pretas para simbolizar o luto e, quem puder, deve levar cartazes.

Frei Leão

A marcha está sendo promovida pelos moradores da Servidão Frei Leão, no Alto da Serra. Segundo Cristiane Gross, moradora da região e organizadora da ação, o local foi o epicentro da tragédia.

“Ao todo foram 59 casas devastadas e 93 mortos só aqui. 40% dos óbitos foram na servidão Frei Leão. Eu perdi 9 pessoas da minha família, um neto de cinco anos, uma filha de 19 anos, quatro sobrinhos, um bebê de 17 dias, minha sogra, cunhada e a babá do meu neto”, relata.

Foto: Cristiane Gross

Demandas

As principais demandas que estarão em pauta durante a manifestação são:

  • Luta pela moradia para as vítimas de 2011 e 2022;
  • Limpeza dos locais e bairros atingidos que ainda se encontram com escombros;
  • Obras de contenção em locais de risco;
  • Resposta sobre o sumiço do corpo de Lucas;
  • Seguridade na manutenção do aluguel social do município e estado;
  • Programa de assistência a saúde mental para todas as famílias resilientes de tragédias socioambientais da cidade.

Cristiane acrescenta ainda que os bairros estão colapsados e os moradores inseguros com. “Fomos totalmente abandonados pelo poder público, isso é visível. São só projetos fictícios, fantasiosos que não saem da cabeça desses políticos. Isso é inadmissível”, pontua.

Memória

A petropolitana frisa a importância de relembrar as 242 mortes, 93 na sua servidão e 9 só na sua casa. “Não culpo ninguém pela tragédia, mas culpo o poder público pelo abandono, descaso e esquecimento, porque todos nós fomos esquecidos. Se não for feito nada, vamos virar estatística, só mais um número”, finaliza.

Para anotar aí:

Manifestação pacífica em memória aos 242 mortos pela tragédia de 2022

Quando: 15 de fevereiro

Horário: 15h

Local: Concentração na Praça da Inconfidência

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir