PARNASO: 6 motivos para visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos neste verão
Terceiro parque mais antigo do país, o PARNASO tem entrada gratuita e muitas opções de lazer
Matéria atualizada às 19h06 do dia 25 de janeiro de 2024
Joia entre montanhas, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, também conhecido como PARNASO, tem acesso tanto por Teresópolis, quanto por Petrópolis através do Bonfim. Refúgio natural, o local tem entrada gratuita e um vasto leque de atrações que vão de poços a cachoeiras e trilhas. Para este verão, conheça alguns motivos para visitar e se encantar pelo parque:
1- É o terceiro parque mais antigo do Brasil
Criado em 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é o terceiro parque mais antigo do país e, portanto, um dos primeiros parques brasileiros criados como monumentos naturais para resguardar regiões com valor científico. Sua criação têm como objetivo conservar a flora, fauna e os ecossistemas, garantindo também o abastecimento de água das populações adjacentes e a estabilidade dos solos, prevenindo processos erosivos e enchentes.
Fotos: Reprodução/Instagram @imperialtrekking – @guiapietromendess
2- E o detentor da maior rede de trilhas do país
Das mais leves às travessias, o PARNASO possui a maior rede de trilhas do Brasil com 200 quilômetros de extensão. Uma delas é a famosa Travessia Petrópolis x Teresópolis que, conhecida internacionalmente, percorre 30 km pelos campos de altitude da Serra do Mar. Para todos os níveis, o parque dispõe de trilhas, caminhas, vias de escala e até rapel para os mais aventureiros.
2- A entrada é gratuita
Para quem se pergunta sobre como chegar até o PARNASO por Petrópolis, a melhor forma de se guiar até a entrada do parque na Estrada do Bonfim é a partir de ferramentas como o Google Maps. Clicando aqui é possível localizar a portaria do parque e, de carro, se guiar até ela. E, sim, a entrada é gratuita. Para o passeio, é importante levar o documento de identidade caso ele seja solicitado.
Fotos: Reprodução/Instagram @iviiklein_guia – @trekkinhestilodevida
3- Há circuitos para toda a família
O PARNASO reúne atrações para todas as idades e com diferentes níveis de intensidade. A somente 15 minutos de caminhada da portaria do Bonfim, por exemplo, está localizado o Poço Paraíso: normalmente alvo de quem quer se refrescar antes de continuar o passeio. Clicando aqui, você confere um roteiro preparado pela Sou Petrópolis de 7 passeios para fazer em um dia no parque.
4- Poços e cachoeiras exuberantes
Não é à toa que o PARNASO tem se tornado um dos destinos favoritos dos petropolitanos e turistas. Tido como um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, o espaço reúne em um só local poços e cachoeiras exuberantes. Além do Poço Paraíso, que mencionamos anteriormente, tem também a Gruta do Presidente, o Poço dos Primatas, a Cachoeira Véu da Noiva e a Cachoeira das Andorinhas, por exemplo.
Fotos: Reprodução/Instagram @aventuras_jessica – @liramoisess
5- O PARNASO é bem organizado e sinalizado
Mesmo que essa seja sua primeira vez no PARNASO, saiba que o parque é muito bem organizado e sinalizado, o que garante mais segurança aos visitantes. Pensando nisso, já cola no seguinte roteiro:
Roteiro de um dia no Parque Nacional da Serra dos Órgãos: 7 passeios para se encantar com o local
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
Veja também:
- #Dica de lazer: trilha suspensa do Parnaso em Teresópolis é reaberta para visitação
- Com ajuda de voluntários, petropolitano cadeirante realiza o sonho de conhecer cachoeira
- Roteiro de lazer para dias de chuva: um guia de 11 atividades para fazer em Petrópolis
- Maior competição de mountain bike do país acontece em Petrópolis em novembro