Connect with us

SOS SERRA oferece treinamentos gratuitos para petropolitanos se protegerem dos temporais

Cidade

SOS SERRA oferece treinamentos gratuitos para petropolitanos se protegerem dos temporais

Aulas começam no dia 15 de fevereiro, no galpão da associação, no Quitandinha

Com as chuvas típicas do verão, os moradores de Petrópolis tendem a estar sempre alertas, mas, muitas vezes, não sabem como lidar com emergências durante um temporal. Se autoproteger e ajudar alguém durante um deslizamento ou enchente são aprendizados indispensáveis para quem vive na cidade. Pensando nisso, a SOS SERRA vai disponibilizar seis treinamentos presenciais gratuitos chamados “Agente Capaz SOS Serra 2023”.

Foto: Divulgação

O curso é realizado em parceria com a ONG Humus e vai acontecer no galpão da associação, no Quitandinha, e as primeiras duas aulas já tem data marcada: 15 e 16 de fevereiro, com o apoio institucional da Defesa Civil/Prefeitura. A ideia é ampliar o número de treinamentos se houver demanda por mais meses de treinamento.

Ações

“Nós estamos desenvolvendo uma série de ações para ajudar Petrópolis, desde nossa criação durante a pandemia. Depois das chuvas do verão passado, nós intensificamos muito nosso trabalho, com uma grande ajuda de doações de pessoas físicas e empresas. Preparar melhor as pessoas para enfrentarem as chuvas de verão é uma de nossas metas”, diz Gisela Simas, fundadora da SOS SERRA.

Em dezembro, o projeto fez uma ponte entre a Defesa Civil e a Humus e ajudaram (também financeiramente) a viabilizar um encontro no qual houve uma capacitação de pessoas e doação de mil réguas de pluviômetros caseiros, um medidor para ser colocado dentro de um recipiente para coletar a chuva e saber a quantidade de água que está caindo em determinado período.

Foto: Divulgação

Aulas

O treinamento “Agente Capaz SOS Serra” será distribuído em três meses (fevereiro, março e abril). Em cada período, serão dadas duas aulas de oito horas cada, para até 30 pessoas por dia, totalizando uma capacitação em “Prevenção e Resgate” para até 60 participantes mensalmente.

“Nossa missão é capacitar agentes locais – moradores e comerciantes principalmente de áreas de risco, líderes comunitários e pessoas ligadas aos NUDECs (núcleos da Defesa Civil). Isso porque os agentes locais são os primeiros a chegar em uma ocorrência e podem ajudar com ações preventivas e de socorro inicial, além de prestar apoio em situações de emergência às instituições competentes e aos profissionais especializados”, diz Léo Farah, cofundador da Humus.

Foto: Divulgação

O treinamento

O treinamento da Humus em parceria com o SOS SERRA, tem como objetivo preparar a população para entender:

  • O conceito de desastres e mudanças climáticas; como ocorrem as enchentes, inundações e deslizamentos;
  • A segurança do local;
  • Como construir um pluviômetro caseiro para monitoramento das chuvas;
  • As possíveis rotas de fuga;
  • Tratamentos básicos de primeiros socorros;
  • Como sair de veículos em enchentes;
  • Como utilizar saco de arremesso para o resgate em enchentes e a retirada de vítimas de escombros: (a retirada em locais de maior risco deve ser feita pela Defesa Civil e Bombeiros).

Os interessados devem entrar em contato com a SOS SERRA pelo telefone (24) 99303-8885. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e são sujeitas ao número oferecido.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir