Connect with us

SOS Serra doa mais de mil réguas para pluviômetros caseiros e ajuda Defesa Civil de Petrópolis

Cidade

SOS Serra doa mais de mil réguas para pluviômetros caseiros e ajuda Defesa Civil de Petrópolis

Entrega vai acontecer nesta quinta, na Coronel Veiga, em um evento que oferece palestras e oficinas de preparação contra as chuvas

O grupo SOS Serra, conhecido por suas ações sociais em Petrópolis, vai doar, na manhã desta quinta-feira (22), mais de mil réguas para pluviômetros caseiros para a Defesa Civil da cidade. O evento, organizado pela prefeitura, Defesa Civil e a ONG Humus, especializada em desastres naturais, vai acontecer no Instituto Teológico Franciscano, na Rua Coronel Veiga, entre 8h e 13h.

Foto: Divulgação

O objetivo do evento é oferecer palestras, oficinas práticas e discussões sobre a prevenção de desastres em Petrópolis.

O que são pluviômetros?

O medidor é uma espécie de régua colocada dentro de um recipiente para coletar chuva e medir a quantidade de água captada em determinado período, em mililitros. Durante o evento, a Defesa Civil terá um stand ensinando a população a utilizar as réguas com garrafas pets e montarem o pluviômetro caseiro.

Foto: Divulgação

O SOS SERRA

A SOS SERRA é uma organização sem fins lucrativos que vem ajudando Petrópolis intensamente depois das chuvas de fevereiro e março, doando cestas básicas, água, itens para casa de pessoas que ficaram desabrigadas, oferecendo atendimento psicológico por meio do Instituto Reciclando Mentes, desenvolvendo projetos ligados à educação e muito mais.

Foto: Divulgação

“Nós, da SOS SERRA, temos uma preocupação muito grande em tentar ajudar da melhor maneira a população a estar mais preparada para as chuvas de verão, seja em termos de saber as melhores práticas a serem tomadas em uma hora de emergência seja em termos psicológicos. Por isso nos unimos a quem sabe fazer, quem tem esse conhecimento, e ajudamos do jeito que podemos. Nesse caso específico, fizemos ponte entre a Humus e a Defesa Civil, proporcionando essa parceria entre o terceiro setor e o setor público, confeccionando os pluviômetros e pagando o workshop da Humus, além de fornecer o café da manhã para quem for ao evento”, diz Gisela Simas,
fundadora da SOS SERRA.

No treinamento do próximo dia 22 serão apresentados:

  • Conceito de desastre
  •  Percepção de risco
  •  Área de risco de deslizamento
  •  Resposta emergencial
  •  Consequências e prioridades
  •  Comunidade responsável
  •  Rota de fuga
  •  Sinais sonoros
  •  Técnicas de regate (alagamento, veiculo, desabamento, primeiros socorros)

A Defesa Civil, por sua vez, vai dar palestras e cadastrar pessoas para receber SMS com mensagens de alerta sobre o clima, além de cadastrar pessoas interessadas em formar uma rede de voluntariado para ajudar em possíveis momentos de necessidade de uma maior mobilização de cidadãos.

A entidade também vai explicar durante o evento como está fazendo o mapeamento participativo, criando rotas de fuga com a ajuda do conhecimento de comunidades em áreas de risco.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir