Connect with us

Projeto Pequena Tribo atua em Petrópolis com a valorização dos povos indígenas

Petrópolis do bem

Projeto Pequena Tribo atua em Petrópolis com a valorização dos povos indígenas

[Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas]: Iniciativa leciona atividades para 40 crianças da Escola Municipal Odette Young Monteiro, no Bonfim

Idealizado pelo professor de Vedanta Jonas Masetti, o projeto Pequena Tribo atua em Petrópolis com a valorização e resgate da história dos povos originários, dentre eles os indígenas brasileiros. A iniciativa funciona, atualmente, oferecendo ensino extracurricular para 40 crianças da Escola Municipal Odette Young Monteiro, no Bonfim.

Foto: Divulgação

Nas aulas, os pequenos participam de experiências lúdicas e sensoriais, que resgatam a cultura e práticas destes povos, como oficinas de música, dança, artes, conscientização ambiental e meditação.

“Compreendemos que a reconstrução da nossa ancestralidade começa com as crianças e esse é um processo que deveríamos ter recebido desde a infância. A cura do nosso povo não virá simplesmente da conscientização dos mais velhos, mas sim das novas gerações que estão vindo. A Pequena Tribo surgiu dessa visão e, em 2023, a ideia é levá-la para outras escolas de Petrópolis”, comenta Jonas.

Desenvolvimento

As atividades lecionadas trazem à tona diversas potencialidades dos alunos e, como consequência do desenvolvimento das habilidades sócioemocionais, os docentes percebem alguns impactos positivos do projeto, como a melhora da concentração e desempenho dos alunos no processo de aprendizagem.

Foto: Divulgação

“Ela [uma das crianças] não falava com ninguém. Nós só sabíamos que ela se expressava verbalmente porque já tínhamos visto em um vídeo. Depois que começou a frequentar as aulas da Pequena Tribo, ela começou a interagir com todo mundo. Agora está falando. Uma benção! Sem falar nos alunos com excesso de timidez que estão se desenvolvendo também. Estou encantada com os benefícios do projeto”, conta Liliane Costa, diretora da Escola Municipal Odette Young Monteiro.

Além disto, essas vivências desenvolvem habilidades como criatividade, interação, imaginação, livre expressão, fortalecimento da autoestima e superação de limites.

Foto: Divulgação

Visibilidade

Jonas Masetti é um dos maiores nomes no Brasil no ensino de Vedanta, conhecimento milenar de origem indiana que está por trás do yoga e do ayurveda. O professor é reconhecido pelo governo indiano como um dos embaixadores da Tradição Védica no Ocidente.

Há oito anos, quando retornou da Índia após intensos períodos de estudos e isolamento com os povos originários do país, o petropolitano fundou o Instituto Vishva Vidya, centro de estudos de Vedanta, Sânscrito e outras disciplinas da Tradição Védica.

“Sempre trabalhamos e participamos ativamente do fortalecimento da cultura e visibilidade dos povos indígenas”, afirma.

Foto: Divulgação

Para ele, a maior importância de se reconectar com essa ancestralidade, um dos principais focos da Pequena Tribo, se dá pois a identidade de um povo é estabelecida pela sua história. “Uma narrativa onde uma invasão que matou milhões de pessoas é vista como uma colonização prospera é, no mínimo, maldosa. Isso não só coloca a gente como fruto de um lugar que não é o nosso, como também não honra a memória dos nosso ancestrais”, finaliza.

Festival de Vedanta

Além da Pequena Tribo, o Instituto Vishva Vidya atua em outras frentes. Uma delas é o Festival de Vedanta e Autoconhecimento de Petrópolis, que terá sua segunda edição entre os dias 9 e 14 de maio, no Parque de Exposições, em Itaipava, e receberá representantes de diversos povos originários.

Foto: Divulgação

As ações da Pequena Tribo e mais informações podem ser encontradas no Instagram @pequenatribo.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir