Connect with us

Nosso Bairro: secretarias municipais oferecem serviços sociais para os moradores do Independência

Cidade

Nosso Bairro: secretarias municipais oferecem serviços sociais para os moradores do Independência

Neste sábado (28), moradores da região poderão garantir 50% de desconto na conta de água através da Tarifa Social. Equipes estão reunidas na quadra da Escola Municipal Alto Independência

Diversos serviços sociais da Prefeitura de Petrópolis estão sendo oferecidos para a população do bairro Independência. A ação faz parte do Projeto Nosso Bairro, que acontece na localidade desde o início da semana passada.

Equipes das Secretarias de Saúde, Esportes, Juventude, Igualdade Racial, Comdep, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Defesa Civil, Fazenda, Educação e Vigilância Ambiental estão na quadra de esportes da Escola Municipal Alto Independência, para atender os moradores.

Foto: Divulgação PMP

Saúde

As mesas estão distribuídas pela quadra e identificadas por secretaria. Na área da Saúde, a equipe está orientando em relação a agendamento de exames, consultas médicas e atualizando os cadastros dos pacientes. Alguns casos específicos e mais urgentes são levados para a Secretaria de Saúde e encaminhados para a Unidade Básica de Saúde do Alto Independência, Hospital Alcides Carneiro e Centro de Saúde Coletiva.

Trabalho

O Departamento de Trabalho, Emprego e Renda, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, orienta sobre cadastro de currículos e de empresas para buscar os profissionais cadastrados. Os moradores podem, ainda, consultar a lista de vagas disponíveis no Balcão de Empregos da Prefeitura de Petrópolis.

Assistência Social

A equipe da Secretaria de Assistência Social, está realizando cadastros no CadÚnico, emissão de declaração para tarifas sociais, solicitação de segunda via do Cartão Imperial, além de encaminhamento para gratuidade de segunda via de documentos. Um Espaço Kids, com recreação e pula-pula foi montado para que as crianças tenham onde brincar, enquanto os pais são atendidos.

A moradora Marilene dos Santos esteve na quadra da escola em busca de atendimento da Assistência Social. “Ter esses serviços mais perto, poder tirar as nossas dúvidas é muito bom e a gente aproveita! Além disso, as ruas estão iluminadas e bem limpas. É a primeira vez que a coleta de lixo passa na minha rua”, destacou.

Confira outras secretarias e serviços oferecidos na quadra da Escola Municipal Alto Independência:

  • Secretaria de Esportes – Divulgação das atividades esportivas realizadas pela Prefeitura
  • Coordenadoria de Políticas para a Juventude – Orientação sobre ID Jovem, Enem e outros programas do Governo Federal voltados para a educação.
  • Coordenadoria de Promoção da Igualdade racial – Informações sobre o Disk Antirracista, suporte psicológico, social e jurídico.
  • Secretaria de Proteção e Defesa Civil – Entrega e consulta de registro de ocorrência, cadastro no Alerta SMS e cadastro voluntário na rede salvar.
  • Secretaria de Fazenda – Emissão de segunda via do IPTU 2023
  • Secretaria de Educação – Orientações gerais sobre matrícula, transferências e cadastro para fila de espera dos Centros de Educação Infantil. CE
  • Petrópolis da Paz – Mediação de conflitos (vizinhos, família e outros) e orientações gerais.

Os atendimentos na quadra da Escola Municipal Alto Independência são realizados de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Foto: Divulgação PMP

Ônibus Lilás

Na Rua Sebastião de Assis, estão estacionados o Ônibus Lilás, com atendimentos à mulheres vítimas de violência doméstica e a van do Procon Móvel, com orientações gerais aos consumidores. A Tenda do Pet Zero, instalada no mesmo local, recebe materiais recicláveis como garrafas pet, latas de alumínio e óleo de cozinha e a Prefeitura para por eles.

Tarifa Social

Equipes da Prefeitura e da concessionária Águas do Imperador estarão na quadra da Escola Municipal Alto Independência no próximo sábado (28) para um mutirão de Tarifa Social. O benefício garante desconto de 50% na taxa de água. O consumo de até 10 metros cúbicos, que custa R$ 46,89, passa para R$ 23,44 com a tarifa social.

Para ter direito ao benefício, o titular da conta de água precisa estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e ter renda familiar mensal, por pessoa, de até meio salário mínimo.

Os moradores do Independência que ainda não estão inscritos no CadÚnico podem fazer o cadastro até quinta-feira (26), na quadra da Escola Municipal Alto Independência (mesmo local onde o mutirão vai acontecer no próximo sábado).

Foto: Divulgação PMP

“Para a concessão do benefício, é utilizado o número do NIS, o Número de Identificação, que demora de 24 a 48 horas para ser liberado após o cadastramento. Para requerer a tarifa social durante o mutirão no próximo sábado, as pessoas já precisam estar com este número em mãos”, explicou o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo.

Com o número do NIS, a equipe da Secretaria de Assistência Social emite uma declaração, que será utilizada para dar entrada no benefício. O titular da conta deve apresenta ainda documento de identidade, CPF e a conta de água em seu nome.

“O objetivo da tarifa social é proporcionar o serviço de saneamento, tão importante quanto necessário, a um valor que caiba no bolso das pessoas”, ressaltou João Henrique Tebyrica de Sá, diretor da Águas do Imperador.

Vale ressaltar que a Tarifa Social é aplicada em contas que não ultrapassem os 10 metros cúbicos. Se o consumo for maior, será cobrado o valor integral da taxa mais o excedente.

Quem não conseguir comparecer ao mutirão pode dar entrada no pedido da tarifa social no Centro de Atendimento da Águas do Imperador (Rua Irmãos D’Ângelo, 52, Centro). Basta levar a declaração da Assistência Social, que pode ser emitida no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo, documento de identidade, CPF e a conta de água. Lembrando que o titular da conta é quem deve comparecer para fazer o pedido.

Foto: Divulgação PMP

Pra anotar aí:

Mutirão Tarifa Social de Água

Data: 28 de janeiro de 2023

Local: Quadra da Escola Municipal Alto Independência

Horário: 9h às 17h

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir