Connect with us

Nosso Bairro: com participação popular, ação visa entender as demandas dos bairros de Petrópolis

Cidade

Nosso Bairro: com participação popular, ação visa entender as demandas dos bairros de Petrópolis

Projeto começou nesta segunda-feira (16), no Alto Independência, e vai se estender por toda a cidade

Com o intuito de entender as demandas de cada bairro de Petrópolis, a Prefeitura iniciou, na última segunda-feira (16), o projeto “Nosso Bairro”. O primeiro local escolhido foi o Alto Independência, que vem recebendo uma série de ações integradas.

Foto: Divulgação PMP

Durante a ação, o secretariado e todo o governo municipal estará presente na região, que inclui, além do Alto Independência, áreas como o Quarteirão Italiano, Taquara, Bairro Mauá e Cremerie. “A ação é intersetorial, todas as áreas terão alguma ação no bairro. Esse trabalho vai chegar para toda a cidade”, afirma o prefeito Rubens Bomtempo.

Participação popular

Moradora do Independência, Maria Rosa Ferreira destacou a importância de a população participar do projeto. “A Prefeitura dentro do bairro é tudo de bom. Estou feliz com essa ação, pois nosso bairro tem muita coisa para ser feita. É importante que as pessoas estejam dialogando, apontando as principais soluções”, disse.

Foto: Divulgação PMP

Melhorias

No primeiro dia do Nosso Bairro, várias demandas foram acertadas, como a reforma da quadra, incluindo os vestiários; a realização do programa Pet Zero, que já está em andamento; a troca de todos os abrigos de ônibus, que agora terão iluminação e anteparo; revitalização da sinalização horizontal e iluminação de LED.

Ações sociais

Também está prevista a realização de uma grande ação social; cursos de capacitação e ações no CRAS; o fortalecimento do Nudec e a realização de oficinas de meteorologia e risco geológico; rede de cadastramento de voluntários para a Defesa Civil; orientações sobre noções de primeiros socorros; aumento do número de Agentes Comunitários de Saúde; além de um cadastro de micro empreendedores individuais para que possam prestar serviços dentro do bairro, fortalecendo a mão de obra local.

Foto: Divulgação PMP

Educação

Na educação, a principal ação é uma demanda esperada pela comunidade: um novo Centro de Educação Infantil que será construído no prédio da Escola Municipalizada Maria da Glória, que será demolido. As intervenções têm início previsto para o mês de março. Além disso, o governo municipal quer implantar um projeto pedagógico comum para toda a região, com a mesma filosofia.

No local será construído um novo prédio com dois pavimentos e 300 metros quadrados maior do que o anterior. A nova escola, que atende crianças de três a cinco anos em período parcial, vai contar com seis salas de aula, sanitários (incluindo um adaptado), copa, cozinha, refeitório, pátio, sala multiuso e área da administração. A unidade vai atender 120 alunos.

Foto: Divulgação PMP

Outro projeto como a reabertura do Ciep do Independência (Santos Dumont) em parceria com o Governo do Estado também foi anunciado na reunião realizada na última quarta-feira (18). O espaço terá aulas de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Confira todos os projetos, ações e iniciativas para o Independência:

– Nova Escola Municipalizada de Educação Infantil Maria da Glória Queiroz de Vasconcelos
– Reativação do Ciep do Independência em parceria com o Governo do Estado
– Pavimentação das ruas (como a Antônio Ligeiro, Rua O, entre outras)
– Sinalização e troca dos abrigos de ônibus
– Instalação de 700 lâmpadas de led (mais de 180 já foram instaladas)
– Instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto pela Águas do Imperador
– Reforma do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)
– Cursos profissionalizantes
– Criação do Conselho Local
– Reforma das quadras
– Coleta de entulho em local, data e hora definidos com a comunidade
– Mutirão de serviços remunerados com a comunidade

Foto: Divulgação PMP

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir