6 exposições para visitar em Petrópolis neste mês
Cultura, educação e entretenimento compõem as mostras realizadas nas próximas semanas
Para quem ama arte e passeios culturais, Petrópolis pode ser uma ótima opção. Neste momento, a cidade está com seis exposições em cartaz, que têm como temas desde paisagens até a história da família imperial.
Saiba onde visitar cada uma delas:
1. Mostra “Coragem e Fé”
Há um ano, a Casa da Princesa Isabel recebia pela primeira vez a mostra “Coragem e Fé”, composta por peças artesanais feitas de papel. Infelizmente, no início de 2022, o local da exposição foi um dos afetados pela tragédia que atingiu Petrópolis e, como consequência, parte do acervo precisou ser restaurado.
Este mês, porém, a construção voltou a ser habitada pela arte e cultura que, a exemplo do nome da mostra, se revelam atos de coragem e fé. Pronta para mais uma temporada de sucesso, a exibição poderá ser apreciada pelo público ao longo do ano.
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
Dias: de quinta-feira a domingo
Horário: de 10h às 13h e de 14h15 às 18h
Local: Avenida Koeler, número 42, Centro
Mais informações: Exposição com peças de papel em tamanho real conta a história de Petrópolis na Casa da Princesa Isabel.
Entrada gratuita.
2 Exposição Afago
Inaugurando um novo conceito de centro cultural no Palácio Quitandinha, a exposição Afago contrasta com a suntuosidade do local que abrigou um dos hotéis-cassino mais badalados da América Latina na década de 1940 do século passado. O público pode, por exemplo, deitar em redes, saborear chás, sentar em roda, bater tambor, entre outras formas de interação. A ideia principal é que as exposições sejam dispostas pelos diferentes espaços do térreo do palácio e dialoguem com atrações em outras linguagens artísticas como dança, teatro, música, teatro, audiovisual e literatura.
Foto: Divulgação Coletivo Opavivará
Dias: de terça-feira a domingo
Horário: de 10h às 18h
Local: Sesc Quitandinha – Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
Entrada gratuita.
3. Exposição ‘Memória & ilusão da Casa’
A Piccola Arena, complexo cultural situado no Rocio, em Petrópolis, apresenta a nova exposição de Claudio Partes, com pesquisa realizada ao longo da pandemia, que tem como ponto de partida lembranças e divagações oriundas da(s) casa(s) habitada(s) pelo artista e suas memórias dos espaços e percepções deslocadas/afetadas pelo tempo.
Foto: Divulgação
Dias: sábados e domingos
Horário: de 11h às 17h
Local: Piccola Arena, localizada à Estrada do Rocio 3507, Rocio
Entrada gratuita.
4. Exposição TIRAS&QUADROS
Realizada pelo Sesc Rio e produzida pelos petropolitanos administradores do coletivo AVANDA, a exposição apresenta ilustrações e tirinhas de Fernando Marques. O material inclui curiosidades e informações educativas em torno dos saberes sobre quadrinhos e tirinhas, trajetória do artista e seus personagens mais conhecidos no universo de Betão & Cia! e a Turma da Gatinha Tatá.
Foto: Divulgação
Dias: de terça-feira a domingo
Horário: de 9h às 18h
Local: Sesc Nogueira, Estrada do Calembe, número 2000, Nogueira
Entrada gratuita.
Mais informações: Sesc
5. Exposição: “Minhas Paisagens e Seus Rostos”
O Shopping Estação Itaipava inaugurou, no último fim de semana, a exposição: “Minhas Paisagens e Seus Rostos”, de Gabriella Massa, fotógrafa carioca. A exibição compartilha mais de 40 obras entre fotografias em infravermelho, colagens, paisagens do Deserto do Atacama e da Caatinga. A artista visual, que veio do Jornalismo e da Educação, possui especializações nas áreas de arteterapia, processos criativos, fotografia, imagem e psicologia.
Foto: Divulgação
Dias: de quarta-feira a domingo
Horário: de 13h às 19h
Local: Shopping Estação Itaipava – Estrada União Indústria, 11.000 – Itaipava
Entrada gratuita.
6. Exposição “Pinturas de Adriano Mangiavacchi”
Com mais de 40 anos de trajetória, o pintor italiano Adriano Mangiavacchi expõe suas obras na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura a partir de sábado, às 15h. O evento marca ainda mais uma edição dos “Encontros Plásticos” e vai contar com um bate-papo entre o artista e o público, com mediação de Luiz Aquila. Para a abertura da exposição, a entrada é gratuita.
Foto: Divulgação
Dias: de quarta-feira a domingo
Horário: de 10h às 16h
Local: Avenida Ipiranga 716, no Centro Histórico
Entrada gratuita.