Connect with us

6 exposições para visitar em Petrópolis neste mês

Cultura

6 exposições para visitar em Petrópolis neste mês

Cultura, educação e entretenimento compõem as mostras realizadas nas próximas semanas

Para quem ama arte e passeios culturais, Petrópolis pode ser uma ótima opção. Neste momento, a cidade está com seis exposições em cartaz, que têm como temas desde paisagens até a história da família imperial.

Saiba onde visitar cada uma delas:

1. Mostra “Coragem e Fé”

Há um ano, a Casa da Princesa Isabel recebia pela primeira vez a mostra “Coragem e Fé”, composta por peças artesanais feitas de papel. Infelizmente, no início de 2022, o local da exposição foi um dos afetados pela tragédia que atingiu Petrópolis e, como consequência, parte do acervo precisou ser restaurado.

Este mês, porém, a construção voltou a ser habitada pela arte e cultura que, a exemplo do nome da mostra, se revelam atos de coragem e fé. Pronta para mais uma temporada de sucesso, a exibição poderá ser apreciada pelo público ao longo do ano.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Dias: de quinta-feira a domingo

Horário: de 10h às 13h e de 14h15 às 18h

Local: Avenida Koeler, número 42, Centro

Mais informações: Exposição com peças de papel em tamanho real conta a história de Petrópolis na Casa da Princesa Isabel.

Entrada gratuita.

2 Exposição Afago

Inaugurando um novo conceito de centro cultural no Palácio Quitandinha, a exposição Afago contrasta com a suntuosidade do local que abrigou um dos hotéis-cassino mais badalados da América Latina na década de 1940 do século passado. O público pode, por exemplo, deitar em redes, saborear chás, sentar em roda, bater tambor, entre outras formas de interação. A ideia principal é que as exposições sejam dispostas pelos diferentes espaços do térreo do palácio e dialoguem com atrações em outras linguagens artísticas como dança, teatro, música, teatro, audiovisual e literatura.

Foto: Divulgação Coletivo Opavivará

Dias: de terça-feira a domingo

Horário: de 10h às 18h

Local: Sesc Quitandinha – Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha

Entrada gratuita.

3. Exposição ‘Memória & ilusão da Casa’

A Piccola Arena, complexo cultural situado no Rocio, em Petrópolis, apresenta a nova exposição de Claudio Partes, com pesquisa realizada ao longo da pandemia, que tem como ponto de partida lembranças e divagações oriundas da(s) casa(s) habitada(s) pelo artista e suas memórias dos espaços e percepções deslocadas/afetadas pelo tempo.

Foto: Divulgação

Dias: sábados e domingos

Horário: de 11h às 17h

Local: Piccola Arena, localizada à Estrada do Rocio 3507, Rocio

Entrada gratuita.

4. Exposição TIRAS&QUADROS

Realizada pelo Sesc Rio e produzida pelos petropolitanos administradores do coletivo AVANDA, a exposição apresenta ilustrações e tirinhas de Fernando Marques. O material inclui curiosidades e informações educativas em torno dos saberes sobre quadrinhos e tirinhas, trajetória do artista e seus personagens mais conhecidos no universo de Betão & Cia! e a Turma da Gatinha Tatá.

Foto: Divulgação

Dias: de terça-feira a domingo

Horário: de 9h às 18h

Local: Sesc Nogueira, Estrada do Calembe, número 2000, Nogueira

Entrada gratuita.

Mais informações: Sesc

5. Exposição: “Minhas Paisagens e Seus Rostos”

O Shopping Estação Itaipava inaugurou, no último fim de semana, a exposição: “Minhas Paisagens e Seus Rostos”, de Gabriella Massa, fotógrafa carioca. A exibição compartilha mais de 40 obras entre fotografias em infravermelho, colagens, paisagens do Deserto do Atacama e da Caatinga. A artista visual, que veio do Jornalismo e da Educação, possui especializações nas áreas de arteterapia, processos criativos, fotografia, imagem e psicologia.

Foto: Divulgação

Dias: de quarta-feira a domingo

Horário: de 13h às 19h

Local: Shopping Estação Itaipava – Estrada União Indústria, 11.000 – Itaipava

Entrada gratuita.

6. Exposição “Pinturas de Adriano Mangiavacchi”

Com mais de 40 anos de trajetória, o pintor italiano Adriano Mangiavacchi expõe suas obras na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura a partir de sábado, às 15h. O evento marca ainda mais uma edição dos “Encontros Plásticos” e vai contar com um bate-papo entre o artista e o público, com mediação de Luiz Aquila. Para a abertura da exposição, a entrada é gratuita. 

Foto: Divulgação

Dias: de quarta-feira a domingo

Horário: de 10h às 16h

Local: Avenida Ipiranga 716, no Centro Histórico

Entrada gratuita.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir