Connect with us

Meteorologista alerta petropolitanos para mudanças bruscas no tempo em 2023

Cidade

Meteorologista alerta petropolitanos para mudanças bruscas no tempo em 2023

Efeito La Niña acontece pelo terceiro ano consecutivo e favorecerá calor, frio e chuvas extremas

Em Petrópolis, 2023 começou com constantes chuvas, como já era esperado do verão. Em conversa com a Sou, Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que esse tempo deve continuar assim até março, acompanhado de temperaturas entre os 29°C e 31°C na cidade, além de transformações repentinas no tempo.

“Estamos sobre o efeito de uma Triplíce La Niña, que acontece pelo terceiro ano consecutivo e favorece muitas chuvas. Segundo a Organização Mundial Meteorológica (OMM), nós estamos na era dos extremos. Então, como foi em 2022, esse comportamento tem uma tendência de acontecer também em 2023. Aquelas chuvas que eram para acontecer em um mês podem acontecer em um dia, ondas de frio e de calor. O efeito La Niña perturba a circulação e pressão na atmosfera fazendo com que haja essas mudanças bruscas”, alerta.

Foto: Bruno Soares

Previsão

De acordo com a profissional, não é possível saber o que esperar do ano como um todo, já que as previsões do tempo são feitas para um período de 120hrs até 7 dias e a climatologia estuda o que pode acontece até três meses. Em Petrópolis, os dados têm como base a Estação Meteorológica Automática (EMA) Pico do Couto que não tem uma norma climatológica própria e, portanto, não apresenta uma referência quanto ao que se pode esperar. Porém, é possível analisar os mapas da climatologia.

Chuva

Em 2022, os meses de janeiro, fevereiro e março foram muito chuvosos, com acumulados pluviométrico mensais de 416.2mm, 247mm e 183.4mm, respectivamente.

Apesar de março ter tido o menor acumulado mensal, no dia 21 foram registrados 112.4mm em apenas 24hrs. Essa chuva foi a responsável pela segunda grande enchente em Petrópolis naquele ano.

“Isso é considerado um extremo. A chuva se divide ao longo dos dias e, principalmente em janeiro, havia chovido quase todos os dias em Petrópolis. Porém, março apresentou este grande acumulado em um único dia”, comenta.

Para este ano, o mapa da climatologia indica chuvas bem expressivas para janeiro, na média dos 260mm e para fevereiro e março entre 140mm e 200mm. “O verão é um mês com essa tendência chuvosa, especialmente no Rio de Janeiro”, aponta.

Mapa da climatologia para janeiro de 2023. Foto: Inmet

Temperatura

No último ano, as maiores temperaturas registradas em Petrópolis nos primeiros três meses do foram de 26.3°C – 19 de janeiro, 24.5°C – 23 de fevereiro e 24.7°C – 18 de março. Para 2023, apesar de não haver um mapa climatológico específico de Petrópolis, as temperaturas previstas para o Rio de Janeiro são mais altas e devem ficar entre os 29°C e 31°C.

Mapa da climatologia para fevereiro de 2023. Foto: Inmet

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir