Connect with us

Dezembro e janeiro serão os meses mais chuvosos do verão em Petrópolis, indica Inmet

Cidade

Dezembro e janeiro serão os meses mais chuvosos do verão em Petrópolis, indica Inmet

Estação começa nesta quarta-feira (21)

A estação mais chuvosa e quente do ano, o verão, começa nesta quarta-feira (21) com a precipitação já esperada, mas com previsão de temperaturas consideradas baixas para o período, entre 14°C e 20°C. A explicação, segundo Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é que esta primeira semana serve como uma transição entre a primavera e o verão.

“A primavera estava em boa parte de dezembro e já era uma estação de chuvas, mas agora passa para a mais chuvosa de todas, que é o verão. Em Petrópolis, o mapa de climatologia, que realiza um cálculo fundamentado em uma base de dados de até 30 anos, espera um acumulado que ultrapasse os 260mm neste mês”, aponta.

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

Janeiro

Andrea acrescenta que, no primeiro mês do ano, a parte sul do estado mantém esses números e o norte fica entre os 180mm. “No noroeste e sudeste do Rio os valores se apresentam de 180mm a 220mm. Então janeiro continua com chuvas muito expressivas, porém, é um mês característico de veranico, que são períodos de uma a duas semanas sem chuvas”.

Entretanto, a especialista indica que, tendo como base os modelos estatísticos atualizados pelo Inmet em novembro de 2022, os acumulados pluviométricos de janeiro devem ficar levemente abaixo desta média prevista pela climatologia, devido a ocorrência desses fenômenos meteorológicos.

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

Fevereiro e março

Em fevereiro as chuvas persistem, mas diminuem um pouco, ficando entre os 140mm a 180mm. “Dezembro e janeiro são os meses mais chuvosos da estação”, afirma.

Por fim, as águas de março fecham o verão e dão início ao outono por volta do dia 20. Nesse período, estão previstas chuvas regulares entre 180mm a 220mm. “Lembrando que o final do mês ainda vai ser muito uma transição para a próxima estação”, finaliza Andrea.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir