Connect with us

Estudantes de Petrópolis criam projeto que gera energia através da água da chuva e ficam em 2º lugar em Torneio de Robótica

Educação

Estudantes de Petrópolis criam projeto que gera energia através da água da chuva e ficam em 2º lugar em Torneio de Robótica

Equipe da Escola Firjan SESI de Petrópolis ficou em 2º lugar na etapa regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League

Com o tema “Como será o futuro da energia?”, 38 equipes de todo o estado do Rio de Janeiro foram desafiadas a construir um novo caminho para o futuro da energia, através da criação de robôs feitos com peças Lego e da elaboração de projetos de iniciação científica, entre dias 7 e 8 de dezembro, na etapa regional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League (FLL) na Escola Firjan SESI Duque de Caxias.

Foto: Divulgação

A equipe Dark Kaiser, composta pelos alunos Arthur Lehnert, Lorena Romanelli, Murilo Barcelos, Manuella Rabello, Helena Mayorga, Luiza Mayorga, Julia Ribeiro, Juliana Breder e Gustavo Accioly, da Escola Firjan SESI Petrópolis, apresentou um projeto que cria um sistema ligado às calhas de prédios e casas, que contém uma roda d’água que gera energia através da força da água das chuvas. Assim, nos dias de queda de luz, os moradores têm energia armazenada para lâmpadas de emergência.

“Petrópolis tem altos níveis de chuva, por conta disso, diversos bairros sofrem com a queda de energia. Mas para encontrar essa solução passamos por muitas ideias e  processos, pesquisas virtuais e de campo e chegamos a esse protótipo”, comenta a equipe.

Pesquisa de campo foi essencial

Para Bianca Mello, coordenadora de educação básica da Escola Firjan SESI Petrópolis, a pesquisa de campo possibilitou aos estudantes um aprendizado de forma diferenciada, analisando a realidade  do município para compreender as necessidades

“O resultado foi um projeto incrível, que possibilitou o conhecimento e o desenvolvimento de diversas competências, de acordo com as habilidades individuais, que foram se somando ao coletivo e possibilitaram a criação desta solução tão inovadora”, disse.

A proposta levou o 2º lugar na categoria Projeto de Inovação, que é a pesquisa científica que cada grupo precisa realizar para trazer soluções para o desafio da temporada. O grupo identifica um problema para resolver; cria uma solução para o problema da sua comunidade; compartilha suas ideias, aprende com outras pessoas e melhora a solução proposta a ser apresentada em um evento.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir