Connect with us

Lojistas se manifestam após enchentes de terça: “estamos reféns do clima”

Cidade

Lojistas se manifestam após enchentes de terça: “estamos reféns do clima”

Estabelecimentos voltaram a ficar alagados e Defesa Civil havia recomendado o fechamento do comércio por 1 hora

Com as chuvas na tarde desta terça-feira (13), diversas áreas de Petrópolis ficaram alagadas, o que prejudicou o funcionamento do comércio destes locais e alarmou ainda mais os lojistas, que tiveram que fechar seus estabelecimentos por 1 hora, por recomendação da Defesa Civil.

O Jamon’s na Brasa, localizado na Rua Washington Luiz, 1260, foi afetado pelas chuvas de fevereiro e março deste ano, quando tinham apenas três meses de trabalho na cidade. O idealizador da marca, Ramon Barros, relata que a vontade de desistir foi grande, mas o amor por Petrópolis os fez perseverar, mesmo tendo que ficar com a loja fechada, mantendo os funcionários e sem auxílio do poder público. Agora, a uma semana do próximo verão, o sentimento para ele é de estarem sempre reféns do clima.

Imagens desta terça-feira (13). Foto: Arquivo Pessoal

“Toda vez que chove a gente sofre com isso. Nesta terça passamos pela mesma coisa, alagou tudo e tivemos que parar a nossa operação, vários pedidos foram cancelados e como a gente funciona o dia todo, qualquer hora sem vender prejudica muito. Não temos tanta confiança do que pode acontecer com a cidade em dias de chuva e por isso vamos ter que nos mudar para outro salão. Se manter em Petrópolis ainda é mais sobre amor do que sobre vendas, é o lugar que eu escolhi pra viver e ter a nossa casa. A gente ama a cidade e vamos continuar, até quando, não sabemos, mas vamos continuar”, conta Ramon.

Imagens de fevereiro de 2022. Foto: Arquivo Pessoal

Protocolo de Inundação

No dia 28 de novembro, a equipe da Defesa Civil apresentou aos comerciantes do Centro Histórico o Protocolo de Inundações, que orienta sobre como os lojistas devem proceder em caso de chuvas fortes e alagamentos. Como parte da ações, os mercantes contam com um canal direto com a Defesa Civil, onde recebem informes direcionados sobre a área para que possam se preparar para qualquer ocorrência, evitando possíveis perdas e danos, além de servirem como replicadores de informação para turistas e transeuntes.

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir